Buscar

Vítima de dengue, bebê com apenas 42 dias morre em Maracaju

Cb image default
Foto: Arquivo - Noticidade

Uma criança com apenas 42 dias de vida acabou indo a óbito devido a dengue em Maracaju. A morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde.

A criança, que era uma menina, acabou indo a óbito e após análise das evidências laboratoriais e clínicas, foi diagnosticada a dengue como causa do falecimento. De acordo com o Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, Maracaju e todo o país vivencia uma verdadeira “epidemia” da doença, lamentando o falecimento da criança e reforçando a necessidade do envolvimento da comunidade no combate ao Aedes Aegypti.

“Costumamos dizer que quando o mosquito nasce já estamos perdendo a guerra, afinal combatem-se os criadouros, locais onde se acumula água parada, objetivando eliminar a possibilidade de nascimento deste mosquito, não apenas responsável por transmitir a dengue, mas também a Zika e Chikungunya. Maracaju estamos em uma guerra, onde estamos, enquanto Poder Público, fazendo nossa parte, mas seu o seu apoio, infelizmente, perderemos essa guerra para o mosquito”, alertou o Secretário.

A Secretaria de Saúde informa ainda que lamenta essa perda irreparável e reforça as ações já em curso desde janeiro para o enfrentamento da Dengue. Atualmente, há cerca de 119 casos prováveis, com 13 casos confirmados por exames laboratoriais, incluindo o óbito no município.

A Secretaria ainda reforça que há vacinação em andamento para a faixa etária de 10 a 11 anos. Além disso, também estão sendo realizadas outras ações como:

- Revisão da nota técnica e do fluxo de atendimento com as equipes de saúde.

- Aplicação de fumacê, cobrindo 70% da cidade, priorizando áreas com maior incidência de casos e presença do Aedes, monitoradas por 201 ovitrampas distribuídas pela cidade.

- Utilização de mais de 200 litros de inseticida no bloqueio com o fumacê, com disponibilidade de mais 160 litros da Secretaria de Estado de Saúde.

- Realização de um novo levantamento com ovitrampas esta semana para avaliar a presença do mosquito na cidade.

- Agentes de endemias realizam visitas diárias nas residências para orientar sobre os cuidados e prevenção da proliferação do Aedes, além de realizar a eliminação de focos. Mutirões de limpeza estão planejados, focando nos bairros com maior presença do mosquito identificados através das ovitrampas e no distrito de Vista Alegre.