Buscar

Uma das empresas que mais produz suco de laranja no mundo confirma investimento de meio bilhão de reais em Sidrolândia

A Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja do mundo, anunciou um investimento de meio bilhão de reais na implantação de um pomar de 5 mil hectares em Sidrolândia. O projeto, que será executado na Fazenda Aracoara, representa uma mudança significativa no panorama da citricultura no Brasil.

O cenário da citricultura brasileira enfrenta desafios significativos com a disseminação do greening, uma doença que afeta os laranjais e causa perdas substanciais na produção. Com a doença se espalhando pelo interior de São Paulo, onde a maioria da produção nacional está concentrada, empresas do setor buscam alternativas para garantir a continuidade da produção.

Segundo Jaime Verruck, secretário de Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, o investimento da Cutrale é resultado de uma colaboração de dois anos entre a empresa e o Governo. Durante esse período, foram realizados testes de adaptação e desenvolvimento de variedades de laranjas ao solo arenoso da região.

O projeto, que tem início previsto para agosto, será conduzido em um sistema irrigado, permitindo um maior controle das condições hídricas e, consequentemente, altas produtividades. Mais de 1,7 milhão de árvores devem compor o pomar da Cutrale, o que evidencia a magnitude do empreendimento.

Além do investimento da Cutrale, outras empresas também demonstraram interesse em iniciar atividades na região. Paranaíba e Santa Rita do Rio Pardo são municípios que também devem receber investimentos na citricultura, consolidando o Mato Grosso do Sul como um novo polo produtor de laranjas.

O Governo de MS tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, estabelecendo medidas de defesa vegetal para evitar a propagação do greening. Além disso, negociações com empresas de energia elétrica foram realizadas para garantir a disponibilidade de recursos necessários para o desenvolvimento dos pomares irrigados.

A expectativa é que, com o aumento da produção de laranjas, surjam oportunidades para a instalação de indústrias de processamento de suco de laranja no estado, gerando empregos e estimulando a economia local.