Filho de agricultor capixaba, foi em Mato Grosso do Sul que Waldemiro Bueke, de 53 anos, conheceu a citricultura. Ele produz laranja e limão em um assentamento em Sidrolândia, e quase desistiu ao ver a plantação ser atingida por uma doença, que traria muitos prejuízos. Mas através do Senar/MS, o citricultor recuperou a produção e aumentou a produtividade.
Waldemiro é nascido no Paraná e há 6 anos, veio para Mato Grosso do Sul. “Eu trabalhei muito tempo com venda e compra de hortifruti no Ceasa. Quando decidi encerrar a parceria que eu tinha, apostei no sonho antigo de ter a minha terra e viver dela. Hoje, sou produtor de citrus, além de algumas culturas que ajudam na economia de custos na produção”, conta Waldemiro.
Em uma das entregas dos produtos no Ceasa, foi impedido de dar entrada com os alimentos porque os frutos estavam com fungo, que havia tomado a produção. A fumagina atingiu os 500 pés de limão e os outros 500 de laranja também estavam ameaçados.
“Inicialmente, eu iria gastar R$2 mil a cada 15 dias em aplicação de produtos para recuperar a plantação. Eu me desesperei”, lembra. Em meio ao problema, decidiu buscar uma segunda opinião. Procurou o Senar/MS. “Hoje eu preparo produto para trabalhar seis meses com R$100. Quem viu a minha plantação há um ano e ver hoje, vai observar total diferença nos frutos. Faço um controle orgânico e muito mais econômico”.
O medo de perder tudo deu lugar a coragem de empreender. “Com conhecimento, orientações e o apoio do técnico que me atende, decidi incentivar outros produtores da região a sonharem mais alto. Estamos abrindo uma cooperativa aqui no assentamento Eldorado para aumentar a produção com custo baixo. E quem sabe, mais para frente, termos a nossa própria fábrica de sucos”, completa.
Ao todo, 23 produtores rurais já se associaram a cooperativa Eldorado. Um trabalho em conjunto que deve melhorar a renda das famílias na região e trazer bons resultados para a economia local, especialmente no momento em que Mato Grosso do Sul prepara para expandir na citricultura. No mês passado, o Governo do Estado assinou um termo de cooperação técnica com a Fundecitrus para impulsionar e desenvolver o crescimento da cultura.
Waldemiro e muitos outros produtores recebem a Assistência Técnica do Senar/MS. Cada cadeia com a sua supervisão. Se você é produtor rural e ainda não conhece os serviços do Senar/MS procure o Sindicato Rural do seu município. O atendimento é gratuito.