Na última semana, a reportagem do Noticidade realizou uma entrevista ao vivo com a secretária de saúde de Sidrolândia, Vanessa Prado, que fez esclarecimentos após críticas nas redes sociais sobre o atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
Logo no início da entrevista, a secretária destacou: “Quando alguém é atendido na UPA e vai para uma rede social, nem sempre o que colocado é verdade”, argumentando que todo o histórico detalhado do atendimento do paciente é buscado para averiguação. “A maioria dos casos que têm ido para as redes sociais são pacientes que passaram por atendimento, às vezes com demandas muito pontuais, solicitando, como aconteceu recentemente, atestado médico ou troca de receita, ou seja, atendimentos que não são específicos de uma unidade de urgência e emergência”, disse Vanessa.
“A UPA é uma unidade de urgência e emergência na rede de saúde, ela existe para atender casos de até média complexidade, aqueles que não precisam ser encaminhados para o Hospital e que podem ser resolvidos pela unidade”, esclareceu.
A secretária ainda destacou o aumento no número de atendimentos realizados na UPA e esclareceu que devido a crescente procura pela unidade, pode ocorrer alguma demora no atendimento. “Existe o protocolo de Manchester, que é exclusivo do sistema de saúde, então quando o paciente chega e pode aguardar, ou seja, não é um caso de emergência, se outro paciente chegar em emergência irá passar na frente. A gente tem visto pacientes que precisaram ser entubados ou que precisaram do acompanhamento da equipe no atendimento da emergência para ser transferidos para o Hospital, então há aquela demora pro atendimento dos demais que estão aguardando e que não estão em estado de urgência, existe um protocolo que é normalizado no sistema de saúde e que é respeitado pela equipe”.
“Quando o paciente sai de casa e vai para a unidade de urgência em busca de um atestado e o médico não dá, fica revoltado e vai para a rede social. Então não é que não teve o atendimento e isso está fazendo um ruído na comunicação do serviço dos profissionais com a população. Precisamos deixar claro que a UPA é para emergência, mas nós temos as unidades de saúde que prestam atendimento em casos sem riscos, para aquela população que pode aguardar, como consulta de acompanhamento, troca de receita e outros procedimentos”, disse a secretária.
Acompanhe a entrevista completa no link abaixo: