Buscar

Estado vai entregar pavimentação da MS-450 que liga Palmeiras, em Dois Irmãos a Piraputanga e Camisão, em Aquidauana

Cb image default
Divulgação

"Vamos construir aqui uma das estradas ecológicas mais belas do Estado e do País", afirmou o governador Reinaldo Azambuja, ao assinar a ordem de serviço da pavimentação de 18,4 km da MS-450, a Estrada Parque que liga os distritos de Palmeiras, em Dois Irmãos do Buriti, e Piraputanga e Camisão, em Aquidauana. A obra esperada há mais de 30 anos hoje é uma realidade e potencializará o turismo e a economia rural na região.

A chegada da infraestrutura mudou o cenário local, com o asfalto rompendo trechos rochosos e desfiladeiros que desafiaram os engenheiros da obra. A pista de terra, sinuosa e estreita entre morros, deu lugar a uma estrada larga e com segurança, garantindo acesso o ano todo. O Governo do Estado investe R$ 21,1 milhões na benfeitoria – pavimento, drenagem e uma ponte de concreto -, com previsão de entrega para dezembro desse ano.

Com 55 km de extensão, do trevo com a BR-262 ao centro de Aquidauana, a MS-450 é o principal acesso aos distritos, privilegiados pelos recursos naturais situados no entorno dos paredões de arenito da Serra de Maracaju, cortados pelo Rio Aquidauana, que dividem planalto e planície. O local é muito visitado por pescadores e amantes de esportes radicais, como trilhas e escaladas, e conta com estrutura de hotéis, pousadas e pesqueiros.

Crescimento do turismo - "Esse asfalto novo vai melhorar tudo", diz a dona de casa Maria Amélia da Silva, 56, que reside na saída de Piraputanga para Camisão, onde, até há pouco tempo, era o final do asfalto. "A gente esperou esse asfalto a vida inteira. Vai melhorar também o acesso a Aquidauana. Quando chovia, minhas filhas não podiam ir à escola", lembra. Ela já planeja transformar o sitio da família, ao lado do Córrego das Antas, em atrativo de trilhas e contemplação.

A infraestrutura implantada pelo Estado em uma região de forte potencial turístico é sinônimo de desenvolvimento, além de facilitar o acesso, e não animou apenas a futura empreendedora Maria Amélia. Novos empreendimentos de hotelaria estão sendo aguardados, anuncia a Prefeitura de Aquidauana. Dono de uma conveniência em Piraputanga, o radialista Jorge Faria afirma que houve valorização dos terrenos e há projetos de expansão imobiliária.

Um dos empresários que já atua na região e pretende voltar a investir é Gilberto Artero Ramos, da Pousada Sol Amarelo, maior empreendimento local, situado em Piraputangas. "A acessibilidade é fundamental para a região, onde o turismo está em evolução", comenta. "Com certeza, o número de visitantes vai crescer e com o asfalto e essa demanda vêm mais serviços, tudo evoluirá para sedimentar o turismo na Estrada Ecológica", aposta Artero.