Buscar

Depois da Linguiça de Maracaju, "dinos" de Nioaque aparecem mascarados

Cb image default
Família de dinossauros na entrada de Nioaque (Foto: Assessoria de Comunicação)

Depois do personagem "Linguicito" na entrada da cidade de Maracaju aparecer mascarado, foi à vez das esculturas que fazem referência ao "Vale dos Dinossauros" em Nioaque, popularmente chamados de "dinos", receberem ontem máscaras de proteção.

Vizinha do município com maior incidência da covid-19, em Mato Grosso do Sul, Nioaque, distante 180 quilômetros de Campo Grande, ainda se mantém imune ao novo coronavírus. Principal cartão postal da cidade de 14,3 mil habitante, no entanto, foi utilizado para alerta para a importância da prevenção. As máscaras colocadas nos dinossauros são, na verdade, obrigatórias para todos e a prefeitura prepara barreira de acesso, a partir de segunda-feira.

De acordo com a secretário municipal de Saúde, Sandra Calonga, a iniciativa de “proteger” as estátuas partiu de uma servidor da prefeitura, mas, sem dúvidas ajudou no alerta à população. “Se até agora não registramos casos é porque os moradores estão contribuindo”, destacou.

O município faz divisa com Guia Lopes da Laguna, que registra a maior incidência da doença no Estado. Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), são 525,5 casos confirmados para cada 100 mil habitantes. Nioaque também é próxima a cidades onde foram diagnosticados pacientes com o novo coronavírus, como Bonito e Jardim.

Além de tornar obrigatório o uso de máscara pelos moradores, adotar toque de recolher, entre 00h e 5h; restringir o comércio e orientar sobre a necessidade de utilizar o álcool gel, a prefeitura prevê a instalação de uma barreira sanitária a partir de segunda-feira.

Desta forma, quem quiser acessar a cidade terá de passar por protocolo com medição de temperatura e aplicação de questionário. Serão duas barreiras, uma próxima ao monumento dos Vale dos Dinossauros, e outra próximo ao ponte que dá acesso aos município de Guia Lopes e a Jardim. A estrutura vai funcionar das 7h às 19h.

Conforme a secretária, a iniciativa vai envolver não só profissionais de saúde, mas também de segurança pública e até Exército. A cidade ainda não tem casos confirmados de coronavírus. Até o momento foram sete suspeitas descartadas.

Monumento - As esculturas que fazem referência ao "Vale dos Dinossauros" em Nioaque, popularmente chamados de "dinos", receberam máscaras de proteção nesta quarta-feira. O monumento está instalado na principal entrada da cidade.

A cidade de 170 anos, não é só o berço da Retirada da Laguna, a histórica batalha da Guerra do Paraguai (1864-1870), mas também é famosa por ter vestígios de dinossauros.

Em 2015, uma equipe de paleontólogos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) anunciou a comprovação científica de pegadas de dinossauros na região, uma descoberta que teve os primeiros registros na década de 1980.