Buscar

Maracaju é o primeiro no ranking de Desenvolvimento da Agropecuária e 8º no Brasil

Cb image default
Análise inédita coloca Maracaju como a maior potência agropecuária de MS

Em MS, Maracaju está em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento da Agropecuária Municipal (IDAM), estudo inédito elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que avalia o setor em todas as cidades do país levando em consideração o crescimento equilibrado da produção, da geração de emprego e de empresas voltadas para o agro, do investimento e da arrecadação municipal.

O município de Maracaju é primeiro no ranking estadual e 8º no nacional, com índice de 0,9375; seguido por Sidrolândia, com 0,9272, em 12º no Brasil; Rio Brilhante, com 0,9248, ocupando a 13ª posição nacional; e em quarto no Estado e 17º nacionalmente aparece Chapadão do Sul, com índice IDAM de 0,9209. Entre as 100 maiores cidades agro do país, Mato Grosso do Sul tem 13 municípios.

De acordo com a entidade, o índice, divulgado este mês, foi elaborado para apoiar os prefeitos no planejamento e organizar as ações municipais de incentivo ao desenvolvimento da produção rural, sendo uma ferramenta para avaliação da atividade agropecuária na economia municipal, visando ao desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores para medir o grau do desenvolvimento das atividades ligadas ao campo.

Leva em consideração o crescimento da produção rural, da geração de emprego e de empresas voltadas para o agro, do investimento e da arrecadação municipal, diferenciando do ranking PAM (Produção Agrícola Municipal), que é elaborado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que utiliza outros critérios. De acordo com o PAM-IBGE, Maracaju ocupa a 14ª posição, Sidrolândia a 18ª; e Ponta Porã a 20ª.

Para o cálculo do índice, os municípios foram avaliados por scores para cada um dos indicadores, compreendidos entre zero e um, que determinam o desempenho da localidade no ano diante dos demais municípios brasileiros. Desta forma, segundo área técnica da Confederação, foi possível ordenar os municípios de forma que aqueles com Idam mais próximo de 1 (um) apresentam maior atividade agropecuária; enquanto um IDAM mais próximo de 0 (zero) indica uma baixa atividade rural.