Sete dos treze vereadores da Câmara Municipal de Maracaju participaram do Seminário Nacional de Vereadores, organizado pela UCVMS (União das Câmaras de Vereadores do Mato Grosso do Sul) e apoio da UVB (União dos Vereadores do Brasil).
O evento foi encerrado nesta sexta-feira (30) e contou com presença do presidente da Corte de Contas, conselheiro Waldir Neves, com a palestra “O TCE e o Legislativo Municipal”, ele destacou as ações do TCE-MS para melhorar o papel fiscalizador, investindo na capacitação dos servidores, no trabalho preventivo e pedagógico junto aos jurisdicionados e na integração com os demais órgãos de controle.
O Seminário Nacional de Vereadores teve uma programação voltada para prefeitos, vereadores, controladores internos, secretários, diretores, servidores, assessores, sindicatos e associações.
Os participantes também tiveram a palestra do Procurador da República, Guilherme Schelb, sobre “Respeito às leis e cidadania”. Já o palestrante Adriano Mazzarino apresentou o tema |A comunicação no mandato, a grande ferramenta do vereador|.
Os vereadores de Maracaju que participaram do congresso de capacitação foram: Jeferson Lopes (PT), Toton Pradence (PSB), Marinice Penajo (PSDB), Joãozinho Rocha (PDT), Professor Dada (PSDC), Nenê da Vista Alegre (PDT) e Nego do Povo (PSDB).
Para o vereador Jeferson Lopes, a iniciativa das capacitações são fundamentais para que os vereadores possam exercer o mandato de forma consciente, baseados em instruções de extrema relevância de procuradores da República e conselheiros do Tribunal de Contas do Estado.