O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já registrou 83 denúncias por campanha irregular no Estado e Maracaju é uma das cidades citadas no registro.
Ao todo, até esta segunda-feira (1º), faltando apenas uma semana para as eleições, são 28 denúncias e propaganda mediante material gráfico.
Outras 18 são por mensagens telefônicas e telemarketing. Dez por compra de voto, arrecadação ou gastos ilícitos em campanhas e condutas vedadas aos agentes públicos. Outras oito por propaganda em bens de uso comum (cinemas, clubes, bares, lojas e centros comerciais).
Somam seis as propagandas indevidas mediante inscrição em fachadas, muros ou paredes e exposição de placas, faixas, bonecos ou cavaletes. Propaganda em outdoor e uso de bandeiras e mesas para distribuição de material somam três cada.
Reuniões irregulares e passeatas são duas denúncias para cada situação. Propaganda antecipada, debate ou entrevista com candidatos irregular e uso de carro de som somam uma denúncia cada.
A capital de Mato Grosso do Sul é líder no número de denúncias em todo o Estado, com 53% das notificações. Em seguida, Três Lagoas registrou cinco denúncias. Foram dois registros de irregularidades em Bonito, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Miranda e Naviraí. Uma denúncia em Aquidauana, Bataguassu, Bela Vista, Bodoquena, Caarapó, Eldorado, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba e Rochedo. (Com informações do Midiamax)
Rallph Barbosa – Noticidade