Buscar

Sul-mato-grossense é o principal nome do poker brasileiro na atualidade

Cb image default

Um dos competidores mais consistentes do país, o sul-mato-grossense Saulo Sabioni cravou seu nome na história do poker. Após uma temporada inesquecível em 2018, o competidor virou uma referência nesse esporte das cartas que já é praticado por 8 milhões de entusiastas no Brasil.

O BSOP (Brazilian Series of Poker) é o principal circuito da América Latina e é disputado por competidores de altíssimo nível técnico. Na temporada passada, o BSOP foi dividido em sete etapas, e Sabioni foi coroado com o título de campeão brasileiro no BSOP Millions, a etapa que marcou o encerramento do circuito em 2018.

Ao vencer a etapa de Natal em 2018, ele se tornou o primeiro bicampeão de Main Event na história do Campeonato Brasileiro de Poker. “Campeão Brasileiro e campeão do Millions tem todo ano, mas a questão do bicampeonato tem esse sabor de ser o único que conseguiu”, conta o sul-mato-grossense.

Com a conquista no Rio Grande do Norte, ele tomou a liderança do Ranking BSOP e elevou o nível da disputa pelo título de campeão brasileiro, somando um número grande de pontos e obrigando seus adversários a também darem o máximo nos eventos.

Para ser campeão brasileiro em um esporte tão disputado como é poker no Brasil, não basta apenas se destacar em um evento ou outro — é necessário ser regular e sólido durante todo o ano.  

Sabioni teve uma das melhores performances da história de uma temporada do BSOP. Ele somou 3.621 pontos no último campeonato brasileiro. Para se ter uma ideia, Caio Hey, vice-campeão, terminou a disputa com quase 500 pontos desvantagem.

“Foi um ano muito atípico de pontos, alcancei uma mesa final de Main Event e cravei outro, na primeira etapa já cravei um torneio. Acho que é muito complicado, você pegar duas mesas finais e uma cravada — torna-se um pouco mais tranquilo. Em nenhum momento fui ameaçado, mas dentro de mim eu sempre estava em alerta”, conta Sabioni.

É importante ressaltar que Sabioni já havia batido na trave em outras oportunidades. Portanto, o título brasileiro não veio por caso, era questão de tempo para ele.

Início de 2019

Em janeiro deste ano, Sabioni competiu no PokerStars Players Championship (PSPC), uma das grandes atrações do circuito mundial. O PSPC aconteceu na belíssima Bahamas e teve o espanhol Ramón Colillas como o grande destaque do evento caribenho.

O PSPC é um evento anual muito especial e conta com competidores de grande reputação internacional, com campeões nacionais de vários países com tradição nesse esporte da mente. Na ocasião, toda ação foi disputada no luxuoso Atlantis Resorts, que é considerado um dos estabelecimentos mais luxuosos do Caribe.

Sabioni não conseguiu repetir o desempenho que teve nas etapas brasileiras, mas o próprio, devido ao cansaço acumulado da temporada passada, afirmou em entrevista que foi às Bahamas com o objetivo de se divertir.

“A temporada passada foi muita correta, os BSOPs eram desgastantes na disputa pelo ranking, então tirei até uns dias para descansar em São Paulo, aproveitar a família, declarei férias total. Dei uma pausa com o pessoal do time, é difícil desligar 100%, mas as principais funções eu consegui me ausentar e pude aproveitar”, disse ele.

O circuito do BSOP teve sua primeira etapa este ano em Puerto Iguazú, uma cidade argentina que faz fronteira com Foz do Iguaçu.

Na etapa argentina, Sabioni foi o terceiro colocado na modalidade 8-Game Mix. O próximo evento do campeonato brasileiro acontecerá em São Paulo, entre os dias 21 e 26 de março, nos famosos “ballrooms” do WTC Sheraton.

“A cada ano fica mais complicado, tem competidores que já iniciaram o ano na expectativa de buscar o ranking, é uma coisa que você tem que jogar tudo, mas tem que alcançar algo grande, que vai te colocar nas cabeças”, disse. Após a próxima etapa em São Paulo, o BSOP ainda terá mais cinco eventos até o fim da temporada, mas Sabioni tem a consciência de que não será fácil conquistar o bicampeonato. Vejamos os resultados que ainda virão pela frente, mas a expectativa é boa.