Setor estratégico para um município com forte vocação para o agronegócio e com notórias perspectivas de desenvolvimento no âmbito das pequenas propriedades e agricultura familiar – sendo o maior em número de assentamentos no MS – a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) está em novas instalações para proporcionar melhor atendimento à população.
A Prefeitura locou o prédio onde funcionou a IAGRO e que pertence ao Instituto de Jesus Adolescente, localizado à Rua Targino de Souza Barbosa 270, Centro, quase esquina com a Rua São Paulo.
O atendimento ao público se mantém de segunda a sexta-feira das 7h às 11h.
O prefeito Marcelo Ascoli entende que a SEDERMA precisa ter presença efetiva no meio rural. O secretário Ivan Oliveira e equipe desenvolvem ações que resultaram em números satisfatórios para o meio rural, que favorecem também a economia local.
Mais apoio aos pequenos produtores
Com esta filosofia a Prefeitura está mais presente na parceria com os pequenos produtores, como no transporte de grande parte da produção da agricultura familiar de Sidrolândia à Ceasa. O caminhão disponibilizado pela administração leva o que é produzido, e as famílias fomentam a renda.
O transporte de insumos também é realizado até os lotes. Os produtores se sentem estimulados a preparar o solo e buscar alternativas para produzir.
Em 2017 a Prefeitura comprou 15% a mais do que a meta de 30% estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para a compra de produtos provenientes da agricultura familiar para a composição da merenda escolar.
Para este ano o volume financeiro orçado para prestigiar os pequenos produtores será ainda maior.
A estrutura da SEDERMA
As atribuições da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SEDERMA) estão voltadas ao desenvolvimento de projetos e fomento nas pequenas propriedades rurais e nos assentamentos.
Além de orientar para a produção e comercialização, a SEDERMA ainda possui a Divisão de Serviço de Inspeção Animal.
Outro departamento importante, bastante acessado não somente no campo, mas também por moradores e investidores da área urbana, relacionado às licenças ambientais também está inserido na SEDERMA. Neste segmento há os setores de projetos, educação, fiscalização, vistoria e monitoramento, além do licenciamento ambiental.
Mauro Silva – Assessoria de Comunicação