Apesar do uso do capacete ser obrigatório, um flagrante no centro da cidade em frente à praça chamou atenção em Sidrolândia.
Bastante a vontade, o motociclista levava sua passageira sem capacete pelas ruas do centro em uma motocicleta Honda, o que motivou internautas a registrarem o fato. Uma guarnição de trânsito da Polícia Militar foi acionada, porém não obteve sucesso na localização do casal.
Veja o que o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro diz:
“Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança com viseira ou óculos de proteção e vestuário de acordo com as normas e especificações aprovadas pelo CONTRAN, é uma infração grave e com penalidade de multa.”
Valor da multa: R$ 293,47
Gravidade da multa: Gravíssima 7 pontos na carteira com medida administrativa de suspensão do direito de dirigir e apreensão do documento de habilitação.
O capacete de proteção faz parte de um dos itens de segurança para os motociclistas. Por estar mais exposto, o motociclista sentirá bem mais as consequências caso venha a sofrer um acidente. Além disso, as consequências não se comparam às dos ocupantes de um veículo. Eles servem para proteger a cabeça e minimizar os danos que podem ser causados em com um impacto.
Sendo assim, usar o capacete é fundamental para a segurança. Mesmo sabendo da obrigatoriedade do uso do capacete, alguns motociclistas desrespeitam as regras e não usam, ainda que esporadicamente, ou por uma curta distância.
Não cometa esse erro - O uso do capacete de segurança reduz em até 40% o risco de morte e 70% o risco de sequelas, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS
Douglas Amaral – Noticidade