A arquiteta e urbanista Maria Clara Mascarenhas Scardini foi nomeada superintendente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul. A nomeação dela saiu no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17.
O Instituto é uma autarquia do governo federal vinculada ao Ministério da Cultura. A instituição responde pela preservação do patrimônio da cultura e também promove os bens culturais do País. No Estado, o Iphan atua na proteção dos bens, tombados como patrimônio, de Campo Grande e Corumbá.
Maria Clara tem especialização em Patrimônio Histórico e seu trabalho mais recente foi como presidente da Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico da Prefeitura de Corumbá. No município, ela coordenou, dentre outros, projetos de inclusão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das cidades históricas.
Também no financiamento de U$ 40 milhões para investimento em infraestrutura e mobilidade urbana por meio do Fonplanta, construção de 1040 unidades habitacionais, regularização fundiária, entre outros.
Na Capital, a sede do Iphan na Rua General Melo, 23, no Centro. Até então, comandava o Instituto, há quatro anos, Norma Dares Ribeiro. A autarquia não deu detalhes sobre a substituição.
Campo Grande News