Buscar

AGEMS inova com uso de drones na fiscalização dos diversos serviços regulados

Cb image default
Foto: Cleidiomar Barbosa

A AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) investe em mais uma importante ferramenta de tecnologia em favor da qualidade dos serviços regulados prestados ao cidadão de Mato Grosso do Sul. Cada vez mais popular, o drone começa a ser utilizado nas ações de monitoramento e fiscalização nas diversas áreas em que a Agência atua.

Equipes das câmaras técnicas que fiscalizam energia elétrica, saneamento básico, resíduos sólidos e transporte rodoviário intermunicipal de passageiros passaram por treinamento no curso de Operação de Aeronave Remotamente Pilotada, ministrado por meio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A capacitação envolveu conhecimento de legislação, regras de uso e aula prática de operação do equipamento, dando condições à equipe de trabalhar com os novos drones adquiridos pela AGEMS.

Transporte

Nas estradas, do alto, o drone vai ajudar a garantir a legalidade do transporte público de pessoas nas viagens intermunicipais. “Nós fazemos as barreiras, abordamos os veículos, os fiscais fazem a conferência, e muitas vezes os ilegais fogem da operação, se escondem em estradas menores. Com o drone, é possível identificar veículos suspeitos”, cita o coronel Waldir Ribeiro Acosta, chefe da Assessoria Militar da AGEMS, que atua em conjunto com a Câmara Técnica de Transportes.

Somente nesse setor, oito integrantes da equipe, entre policiais militares e agentes técnicos foram treinados para utilizar o drone. Na segunda-feira (20), em operação na BR-060, saída de Campo Grande para Sidrolândia, aconteceu a primeira demonstração da aplicação da ferramenta.

A expectativa é que o reforço tecnológico incremente ainda mais as operações que, apenas de janeiro a junho deste ano, resultaram em 2.193 veículos abordados – entre automóveis, ônibus, micro-ônibus -, com 149 autuações, 30 notificações e 16 apreensões.

Ampla modernização

“Um dos nossos grandes compromissos é modernizar a Agência e isso tem sido feito. A digitação dos nossos serviços, o aproveitamento das novas tecnologias e a capacitação do nosso pessoal estão gerando melhores entregas para o cidadão e serviços públicos mais qualificados”, destaca o diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

Drone é um veículo aéreo não tripulado, com câmera acoplada capaz de fazer fotos e vídeos. Do solo o operador define o trajeto de interesse, comanda a movimentação, e faz todos os registros visuais.

As vantagens proporcionadas pela ferramenta chegarão também às fiscalizações de energia elétrica e de saneamento básico, melhorando a verificação de instalações de distribuição, de usinas geradoras, de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário e instalações de aterros, entre outros pontos.