O Procon de MS realizou uma pesquisa de preços dos produtos tradicionalmente comercializados no Dia de Finados, identificando uma variação de até 500%. Segundo o órgão, todos os itens sofreram acréscimo em consideração aos preços praticados no ano passado.
Nesta ocasião, foram observados os preços de 36 itens, dos quais foram divulgados 31, uma vez que os restantes não foram encontrados em pelo menos dois dos estabelecimentos visitados.
Durante o trabalho realizado tanto em floriculturas (11) como em supermercados (3), ficou detectada variação de até 500% em floriculturas, no caso do Kalanchoe e Calandiva, ambos em vasos pequenos que na Holanda Distribuidora de Flores (avenida Ceará, nº 2.205 - Jardim dos Estados) podem ser adquiridos por R$ 5,00 enquanto na Bella Flor (avenida Mato Grosso, nº 1.271 – Centro) os mesmos produtos custam R$ 30,00.
Se tratando de supermercados, a maior diferença foi de 243,03% e ficou por conta do Kalanchoe (vaso grande) que é vendido por R$ 13,99 no Carrefour (avenida Afonso Pena, nº 4.909) e por R$ 47,99 no Comper Ypê (avenida Mascarenhas de Moraes, nº 635 – Vila Planalto). Já a menor variação foi para vela número 3, o pacote com oito unidades está à venda por R$ 8,49 no Carrefour e por R$ 6,99 no Extra (rua Maracaju, nº 1.427 – Centro).
No que se refere a menor variação, deve se registrar a diferença de 50,00% no valor do vaso pequeno de margarida campestre em floriculturas podendo ser adquirida por R$ 10 na Nicareta (avenida Mato Grosso, nº 1.254 – Centro) e por R$ 15,00 em todos os outros locais pesquisados.
Comparativo anual
No confronto entre os dados de 2020 e deste ano, dos 31 itens de floricultura, 14 tiveram seus preços reduzidos, sendo a maior redução de -46,97% e a menor de -0,04%. Nos, restantes, foram registrados aumentos de até 27,82%. Em relação aos supermercados não houve decréscimo nos preços, tendo sido registrado aumento que chegou a 49,47% e um dos produtos manteve o mesmo valor.
O trabalho de verificação de preços se deu nos dias 21 e 22 de outubro em curso, envolvendo 11 floriculturas e três supermercados. Sempre que é realizada uma pesquisa, o objetivo é orientar os consumidores a verificarem as possibilidades de diminuir os gastos com aquisição dos produtos pretendidos.