Buscar

Com participação do Juiz Fernando, curso preparatório de adoção começa na segunda

Começa às 19h da próxima segunda-feira (8) a primeira etapa do Curso de Preparação à Adoção (CPA), destinado a pessoas maiores de 18 anos interessadas em adotar, independente do estado civil. O curso será realizado no plenário do Tribunal do Júri do Fórum, com entrada pela estátua da justiça, na esquina da Rua da Paz com a Rua 25 de dezembro.

A palestra inaugural do curso será ministrada pela juíza da Infância, da Adolescência e do Idoso de Campo Grande, Katy Braun do Prado, que falará sobre os aspectos jurídicos da adoção. Na terça-feira (9), o juiz da infância de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, abordará o tema "Adoção: espera e desafios".

O objetivo do CPA constitui, em sua totalidade, uma forma de desconstruir os paradigmas que permeiam o imaginário dos pretendentes à adoção. Neste viés, o curso tem a finalidade de preparar os candidatos para lidar com os diferentes aspectos do processo de adoção. Desse modo, o curso atua como uma forma de prevenção, pois aborda possíveis conflitos dos pretendentes, tentando evitar que dúvidas e ansiedades interfiram na formação do vínculo com a criança.

A realização do curso está prevista na nova Lei de Adoção e no próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A comarca de Campo Grande ministra o CPA desde 2008 e no ano de 2016 reformulou a capacitação que se estendeu de dois para oito encontros, de modo a contemplar e aprofundar os debates sobre o tema.

Os encontros são divididos em quatro módulos, com intervalo de 15 dias entre cada um. Para receber o certificado é necessário 100% de presença de cada participante, ou seja, no caso de casal, ambos precisam vir em todas as reuniões.

Este primeiro módulo acontecerá nos dias 8 e 9 de abril, das 19 às 22 horas. O próximo módulo será realizado nos dias 22 e 23 de abril. E ainda, em maio, o terceiro módulo ocorre nos dias 6 e 7 de maio e, por fim, nos dias 20 e 21 de maio acontece a quarta e última etapa da capacitação. Os encontros são realizados sempre no período da noite.

Neste ano não será realizada transmissão do CPA para o interior, pois agora as comarcas contam com o material disponibilizado na intranet. Até o momento, 215 pessoas realizaram a pré-inscrição.

Serviço - O curso é gratuito e o certificado para quem completar todas as etapas têm validade de até 2 anos. É possível realizar a inscrição na hora do evento. Para mais informações, os telefones do Núcleo de Adoção são 3317-3551 ou 3317-3548.