Na noite de quarta-feira (17), por volta das 23h00min, a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de perturbação do sossego no bairro Jardim Inga.
De acordo com o boletim de ocorrência, no local os policiais constataram que em um bar havia uma caixa de som do tipo jukebox em volume excessivo, audível a mais de 100 metros de distância, caracterizando contravenção penal de perturbação do sossego. Diante da constatação, o aparelho sonoro foi apreendido e o responsável, um homem de 42 anos, encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Maracaju para as providências legais.
Ainda durante a ação, os militares identificaram um indivíduo que possuía mandado de prisão em aberto, sendo este também conduzido à delegacia.
A Polícia Militar destaca que as ocorrências de perturbação do sossego figuram como a segunda principal causa de acionamento do telefone 190 em Maracaju, atrás apenas das denúncias de violência doméstica. Esse dado reflete um problema recorrente no município: a falta de respeito mútuo entre os direitos individuais e coletivos dos cidadãos, já que o lazer de uns não pode prejudicar o descanso e a tranquilidade de outros.
A instituição reforça ainda que o combate à criminalidade e às desordens urbanas depende também da colaboração da comunidade. Denúncias podem ser realizadas de forma anônima pelo telefone 181, serviço gratuito e disponível 24 horas por dia, que garante o sigilo do denunciante.