Buscar

Sidrolândia segue como principal produtor de frango de corte em MS com 26%

Cb image default
Avicultores estão investindo cada vez mais novos núcleos em Sidrolândia. (Foto: Arquivo) 

Dados divulgados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apontam que o município de Sidrolândia segue como principal criador com maior efetivo de cabeças de galináceos no Estado.

Sidrolândia está no topo da produção com 26,45% do total, Dourados (10,09%) e Itaquirai (8,86%).

Até o mês de março deste ano, Sidrolândia possuía 149 núcleos de produção com modais recentes e 8 projetos aguardando aprovação bancária. Praticamente 100% da produção em Sidrolândia é exportada para Ásia e Europa por meio da JBS.

O sistema produtivo em Mato Grosso do Sul para a produção de frangos de corte, esta alicerçada em sua totalidade no sistema de integração, onde a agroindústria é denominada integradora, e fornece ao produtor integrado os pintos, a ração, assistência técnica e se responsabiliza pelo abate e pela comercialização do frango abatido e o produtor entra com as instalações, os equipamentos, o aquecimento, a água, a cama e a mão de obra.

Para regulamentar esta relação de integração, foi criada a Lei 13.288/2016, que define os direitos e deveres das partes, com elementos que auxiliam na gestão entre as partes.

Prevista na Lei, existe um comitê gestor que visa gerir a relação por meio de representantes dos produtores integrados e da integradora., denominada Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração – CADEC, no qual temos quatro no estado de Mato Grosso do Sul, que estão localizadas nos municípios de Sidrolândia, Dourados, Caarapó e Glória de Dourados.

Segundo dados da IAGRO, o estado possui 2.098 aviários (galpões) e 554 núcleos que desempenham a atividade da avicultura. De acordo com a metodologia CEPEA para estimativas do PIB do agronegócio, o setor da avicultura em Mato Grosso do Sul foi responsável pela geração de mais de 60.000 empregos formais (estimados a partir dos dados IBGE), demonstrando importância social e econômica para o estado, uma vez que em sua maioria, são desenvolvidas por produtores da agricultura familiar.

Cb image default