Buscar

Saúde pede a pais que cadastrem filhos de 5 a 11 anos para se vacinarem

Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação

Com o anúncio da chegada nesta sexta-feira (14) do primeiro lote de vacinas da Pfizer destinadas a imunização de crianças de 5 a 11 anos, a Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia, abriu o cadastramento deste público no sistema de identificação para vacinação contra Covid -19. O cadastramento garante maior agilidade no atendimento e pode ser feito aqui.

O Estado vai receber 18.300 doses da vacina infantil da Pfizer. A previsão do Ministério da Saúde é que os primeiros lotes sejam enviados aos Estados a partir desta sexta-feira (14).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância do início da vacinação de crianças. “Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”, destacou. As aulas começam dia 14 de fevereiro.

Segundo a estimativa do IBGE, Mato Grosso do Sul tem 301.026 crianças de 5 a 11 anos. Como serão enviadas nesta primeira remessa 18.300 (7.268 para crianças indígenas e 9.202 para demais crianças), a imunização será feita de forma gradativa por faixa de idade. Haverá reserva técnica de 1.830 doses. A quantidade de doses que cada município irá receber será definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

A Secretaria de Estado de Saúde autorizou os municípios a vacinar crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico, sendo necessário apenas o acompanhamento por pais ou responsáveis, munidos de documentação da criança, em todos os pontos de vacinação organizados pelo Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso do Sul.

Adolescentes

Transcorridos 4 meses e 13 dias da disponibilidade da vacina para crianças e adolescentes a partir de 12 anos, 74,51% deste público já tomou a primeira dose e 53% as duas. Da população desta faixa etária, 5.277 habitantes, 3.932 tomaram a 1ª dose e 2.829 completaram a imunização. Ainda não tomaram nenhuma dose 1.345 jovens.