Buscar

Saúde inicia sábado a vacinação de crianças contra influenza em Sidrolândia

Cb image default
Divulgação

A partir de sábado (30), a Secretaria de Saúde de Sidrolândia vai vacinar contra influenza crianças de seis meses e menores de 5 anos. O início da imunização, antecipado em três dias em relação ao calendário inicial divulgado pelo Ministério da Saúde, acontecerá junto com o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. Neste sábado todos os postos de saúde da área urbana vão funcionar das 7h às 17h, oferecendo a vacina contra gripe às crianças, trabalhadores da Saúde e idosos.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da vacinação, especialmente nesta época do ano, quando aumentam os casos de doenças respiratórias. Só nos primeiros 27 dias de abril passaram pela UPA 1.648 pacientes com sintomas gripais e houve 120 encaminhamentos para o hospital.

A coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, ressalta que desde o início da campanha realizada no dia 4 de abril, a cobertura vacinal atingiu apenas 10% da meta vacinável de 90% no Estado. “Não podemos esquecer que estamos no início da campanha, mas infelizmente, tivemos pouca adesão dos idosos nesta campanha. Por isso, precisamos que tanto eles quanto os profissionais de saúde, procurem uma unidade para se vacinar. Não deixem de se vacinar”.

A população estimada apta a se vacinar contra a Influenza é de 1.048.221. Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 220 mil doses de imunizantes e já foram aplicadas 78.102 doses, correspondendo a 9,90% de cobertura vacinal. Do grupo prioritário, a cobertura vacinal em idosos está em 17,7%, trabalhadores de saúde 16,5% e crianças 0,6%. Em Sidrolândia o público alvo tem 18.406 pessoas, a cobertura até vacinal até agora é de 7,2%

Ana Paula ainda destaca que os profissionais de saúde devem ofertar de forma simultânea a vacina contra o sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Influenza

A campanha acontecerá em duas etapas. O Dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril, mas estados e municípios podem alterar a data.

Primeira etapa - entre os dias 04/04 e 02/05

Idosos com 60 anos ou mais;

Trabalhadores da saúde;

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); (NOVO)

Segunda etapa - entre os dias 03/05 e 03/06

Gestantes e puérperas;

Povos indígenas;

Professores;

Comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;

Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

Trabalhadores portuários;

Funcionários do sistema prisional;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade.

Sarampo

Começou no dia 4 abril - profissionais de saúde que não possuem o registro da dose na carteirinha de vacinação e crianças a partir de seis meses e menores de cinco anos.