Buscar

Professor de Educação Física ensina esgrima em escola estadual de Sidrolândia

Cb image default
Divulgação

O professor de Educação Física Ésli Rian Queiroz, da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade, localizada em Sidrolândia, escolheu a esgrima como modalidade de ensino para os alunos, que se divertem com o esporte milenar. As aulas são ministradas para alunos do 9° ano do ensino fundamental, dentro da unidade temática “Lutas” da BNCC.

A ação foi desenvolvida a partir das limitações impostas pelas normas de biossegurança por conta da pandemia de Covid-19. A luta de Esgrima possui suas raízes nas práticas de combate e na era moderna foi sistematizada enquanto esporte, se tornando uma modalidade olímpica desde 1896. De acordo com professor Ésli, a Educação Física escolar, sob o olhar da cultura corporal, deve proporcionar aos estudantes o acesso as diferentes práticas corporais sistematizadas pela humanidade ao longo de nossa história. Nessa perspectiva, o fazer pedagógico do professor pode buscar a superação do ensino pautado no modelo esportista, no qual as modalidades coletivas acabam por ocupar um espaço de privilégio sobre outros conteúdos como as modalidades individuais, as danças, as ginásticas, as práticas corporais de aventura e as lutas.

A proposta se iniciou com uma aula teórica, contextualizando as lutas dentro da Educação Física Escolar e posteriormente foram exibidos vídeos sobre os fundamentos e regras básicas da Esgrima. Nos momentos não presenciais os alunos tiveram acesso a um vídeo tutorial de como elaborar uma espada de esgrima adaptada a partir de materiais recicláveis (garrafas PET, jornais, papéis, revistas, entre outros).

Com os materiais trazidos pelos estudantes, foi realizada uma oficina de construção de espadas e, posteriormente, uma vivência prática da Esgrima no pátio da escola. Os alunos puderam experienciar os movimentos básicos da esgrima, aprendendo os elementos de ataque e defesa presentes na luta, que não exigem contato físico entre os participantes.