Buscar

Prefeita reforça parceria para produção leiteira e anuncia entrega de 2 toneladas de calcário

Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação

Na ação Prefeitura no Campo, no Assentamento Estrela, lote 101, casa de dona Eni, a prefeita de Sidrolandia, Vanda Camilo, acompanhada de secretários durante boa parte da terça-feira (10), ouviu as demandas da comunidade e anunciou medidas de apoio aos pequenos produtores e de fomento à agricultura familiar. 

"Com este projeto, que leva ao gabinete da prefeita para quem mora no campo e que nem sempre tem condições de fazer uma viagem de ida e volta, de 140 km, até a cidade, eu e minha equipe estamos aqui para ouvir e de forma sincera, direta, sem enrolação, dizer que reivindicações que podemos atender de imediato, aquilo que vamos trabalhar para viabilizar", destacou a prefeita.

De imediato a prefeita anunciou a distribuição de 2 toneladas de calcário que vão garantir a correção dos lotes de 28 famílias que terão condições de ampliar a área de produção, ter melhor resultado com o cultivo de hortaliças, mandioca e gado leiteiro.

Um dos projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, é uma parceria com a Associação dos Produtores de Lácteos de todo o Complexo Eldorado. Com a ajuda da Prefeitura, 50 famílias vão cultivar 50 hectares de milho e capiaçu para produção de silagem que será a base da alimentação do gado leiteiro, sobretudo no período de seca quando a qualidade da pastagem compromete a pastagem.

Segundo a presidente da Associação, Carlinda Rezende, já estão cadastradas 16 famílias que atenderam aos requisitos do projeto: ter inscrição estadual, experiência com gado leiteiro e morar no lote. Eles já vendem de forma conjunta a produção, a pasteurização é feita num laticínio em Terenos. O objetivo é colocar uma marca própria de leite em caixinha.

A iniciativa da prefeita de dedicar uma semana a visitar os assentamentos para ouvir as demandas da comunidade foi bem recebida pelos assentados. "Normalmente os políticos só aparecem aqui pra pedir votos. A prefeita demonstra interesse em ouvir a população", destaca o assentado Edmilson Rondon.

Dona Eni, que foi a primeira anfitriã da primeira etapa do Prefeitura no Campo, elogiou a iniciativa. "A prefeita demonstrou que seu gabinete está de portas abertas para ouvir a população do campo e da cidade", observou.