Publicado em 05/10/2025 às 22:17,
Dados divulgados neste domingo (05) pelo Ministério da Saúde apontam a existência de um caso suspeito de intoxicação por metanol em Sidrolândia. A notificação faz parte do levantamento nacional consolidado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).
De acordo com o boletim, o Brasil soma 225 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, entre confirmados e em investigação. Desses, 16 foram confirmados e 209 seguem em apuração.
O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 192 notificações — sendo 14 confirmadas e 178 investigadas. O Ceará notificou o primeiro caso suspeito, e ao todo 13 estados já comunicaram ocorrências: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará.
No Mato Grosso do Sul, além de Sidrolândia, foram registrados casos suspeitos em Campo Grande (2 suspeitos e 1 descartado), Ladário (1 suspeito) e Rio Brilhante (1 suspeito).
Óbitos em investigação
O país já contabiliza 15 mortes associadas à intoxicação por metanol, sendo 2 confirmadas em São Paulo e 13 em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 em MS, 1 na PB e 1 no CE).
O Ministério da Saúde reforça que os números consideram as notificações enviadas pelos estados até as 16h de domingo (05) e podem ser atualizados conforme novas informações chegam às autoridades sanitárias.