Buscar

Matrículas e Rematrículas 2025: atenção para os prazos e documentos necessários

Cb image default

Foto: Rafael Brites 

O início do ano letivo de 2025 está chegando e os responsáveis por alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA devem ficar atentos aos prazos e documentos exigidos para matrículas e rematrículas nas escolas.

Rematrículas 2025:

- Educação Infantil (Berçário II, Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II)

- A partir de 13 de janeiro

A rematrícula para alunos da Educação Infantil ocorre entre os dias A partir de 13 de janeiro de 2025.

Durante esse período, os responsáveis devem garantir a continuidade do aluno no mesmo turno e unidade de ensino. A ausência de rematrícula dentro do prazo estabelecido pode comprometer a permanência da criança na instituição.

- Ensino Fundamental (2º ao 9º ano e EJA)

Para os alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), o período de rematrícula acontece a partir de 13 de janeiro de 2025.

Mais uma vez, a regularização da matrícula é essencial para assegurar a vaga no mesmo turno.

Matrículas para Novos Alunos, Retidos:

Período: A partir de 13 de janeiro de 2025.

As matrículas para novos alunos, além de casos de alunos retidos, poderão ser realizadas a partir do dia 13 de janeiro.

Pais e responsáveis devem procurar as unidades escolares para informações detalhadas sobre a documentação exigida e os procedimentos necessários.

Documentos Necessários:

Para Rematrículas: Cópia do comprovante de residência ou declaração, Comprovante Vacinal, Telefone de contato, todos atualizados.

Para Matrículas de Alunos Novos e Transferidos: Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, CPF, RG (para maiores de 18 anos), Guia de Transferência (original), Comprovante de residência atualizado, Cartão do SUS, Comprovante de guarda legal (se necessário), Laudo médico (para Educação Especial), Documento de identificação do responsável legal (se menor de idade), Comprovante Vacinal atualizado, Telefone de contato atualizado.

Importante lembrar: As matrículas deverão ser realizadas nas escolas CEMEIs e mais informações junto a Secretaria de Educação. A falta de rematrícula dentro do prazo não assegura a continuidade do aluno na mesma unidade de ensino, podendo até resultar em perda de vaga ou alteração de turno.

Não deixe para última hora! A organização e cumprimento dos prazos são fundamentais para garantir que seu filho continue no ambiente escolar de sua preferência e que o processo de matrícula seja feito de maneira tranquila. Só serão aceitas assinaturas de pai ou mãe, ou responsável legal com a documentação exigida por legislação.