Publicado em 03/10/2024 às 16:07,
Durante debate organizado pela rádio Jota FM com os candidatos à prefeitura municipal de Sidrolândia na manhã desta quinta-feira (03), a prefeita Vanda Camilo (PP) foi confrontada pelo candidato Luiz Lemes (DC) sobre uma necessidade fundamental em um município com grande extensão territorial, a disponibilização de ambulâncias nas áreas rurais, assentamentos, aldeias e distritos.
Luiz Lemes também destacou que ouviu inúmeras reclamações da comunidade sobre a falta de medicamentos básicos na rede pública.
“Saúde é a minha cara, eu vim da saúde, e vim para melhorar a qualidade da saúde no município, quando eu assumi a farmácia da UPA era até 22 horas, agora é até meia noite, na farmácia a gente fornece toda a medicação que o SUS preconiza, lá a gente implantou uma sacolinha para as pessoas não saírem perdendo os remédios”, disse Vanda.
Sobre a falta de ambulâncias, a prefeita reconheceu a realidade, porém preferiu não fazer nenhum compromisso de resolver esse problema, que inclusive provocou a morte de uma idosa no distrito do Quebra Coco, de acordo com familiares, ela faleceu porque não tinha ambulância no local e nem atendimento médico.
“Colocar uma ambulância no Capão Bonito, na São Pedro não é tão simples assim gente, não é só um veículo, tem que ter pessoas, médico, enfermeiro e técnico”, destacou.
O candidato Luiz Lemes discordou da opinião da prefeita, “precisamos ter ambulâncias na área rural sim, principalmente para os casos de emergência, como acidentes, por exemplo, onde um socorro rápido salva a vida da pessoa, realmente não é fácil, mas não podemos deixar as pessoas à mingua na necessidade extrema, numa emergência temos que agir rápido e trazer a pessoa, trabalhei em Dois Irmãos do Buriti e em 1993 e naquela época já tinha ambulância para área rural daquela cidade e hoje em 2024 Sidrolândia não tem”, afirmou Luiz Lemes que se mostrou preocupado com a realidade precária na saúde.