Buscar

Estiagem afetou avicultores obrigados a abrir poços e contratar caminhões pipa

Cb image default
O governador decretou situação de emergência nos 79 municípios, em função da seca e estiagem. 

Avicultores de Sidrolândia tiveram que abrir novos poços artesianos e até contratar caminhões pipas, em ações emergenciais por conta da estiagem no Estado. Em função da falta de água que é essencial para os animais, assim como todo sistema de produção da avicultura, as granjas de aves se reinventaram para sobreviverem ao período de seca.

Com 10 granjas na região de Sidrolândia, e uma produção de 220 mil aves, o produtor Antônio Marcatto, de 68 anos, contou que o momento mais crítico da estiagem foi no final de novembro, quando os poços começaram a baixar o nível e começou a faltar água para atender a demanda.

“A situação foi assustadora, não faltou água para os animais beberem, mas tivemos que regular o uso nebulização e sistema de resfriamento das placas evaporativas. Para as granjas a água é o nosso bem maior, se faltar cai o rendimento da produção”.

O avicultor relatou que em uma das granjas da família, teve que desalojar e transferir as aves devido à estiagem, tendo que contratar caminhões pipa. “Tivemos dificuldades para lavação e desinfecção da granja, pois o nosso poço (artesiano) reduziu em 75% a sua produção, caiu de 10 mil litros por hora, para 2,5 mil litros. Tivemos inclusive que abrir outro poço para garantir a demanda”.

Marcatto destacou que o decreto de emergência é benéfico para o setor e que toda ação de apoio é importante. “Não tenho dúvida que vai ajudar. Também sugerimos a abertura de uma linha de crédito subsidiada para perfuração de poços, ou uma empresa que atenda cada região para este serviço em caso de emergência”. Junto com as granjas da família, eles possuem uma produção de 700 mil aves e vão ampliar este ano para 1 milhão.

O avicultor Adroaldo Hoffmann, que administra duas granjas da família em Campo Grande, relatou que o período de estiagem foi muito preocupante para sua produção, já que os poços artesianos da propriedade não tiveram água suficiente para demanda, tendo que abrir novos poços e até recorrer a contratação de caminhões pipa.

Decreto - O governador Reinaldo Azambuja decretou situação de emergência nos 79 municípios, em função da seca e estiagem. Esta decisão permite que o poder público possa ajudar o setor produtivo com ações emergenciais e ainda possibilitar que eles acionem o seguro, parcelem financiamentos e renegociem dívidas.