Buscar

Corpo de Bombeiros Militar realiza simulado emergência em frigorífico de Sidrolândia

Cb image default
Divulgação

Na última quarta-feira (04), militares do 18º Subgrupamento de Bombeiros militar Independente realizaram um simulado de atendimento a uma Emergência com Produtos Perigosos no Frigorífico Balbinos Agroindustrial, localizado na área urbana de Sidrolândia.

O simulado se tratava de uma vítima decorrente do vazamento de amônia, onde os colaboradores da própria empresa evacuaram o local, enquanto os militares do Corpo de Bombeiros Militar se equipavam com a roupa de proteção “Nível A”, realizaram a extração da vítima, e a deixaram aos cuidados da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que também participou do evento. O simulado ocorreu no período matutino, quando foram utilizadas duas viaturas do 18ºSGBM/Ind, o ABT-50 e a UR-108.

Amônia

O uso de amônia (Nº ONU: 1005) é muito comum nos frigoríficos, por se tratar de um dos melhores gases para sistemas industriais, entretanto pode oferecer riscos aos trabalhadores, uma vez que o vazamento desse produto intoxica pessoas e causa sintomas como dor de cabeça, vômito e falta de ar, podendo, inclusive, levar a vítima à morte. 

As empresas que usam este gás para manter seu sistema de refrigeração, devem ter um projeto, baseado em normas e códigos de engenharia (NT’s, NR’s, NBR’s, etc.), realizar manutenção periódica e fazer o controle da operação de forma adequada. Os equipamentos devem ser bem dimensionados e instalados, além de testados antes de começar a operar.

Estiveram presentes no simulado o Tenente-Coronel QOBM Everton Torres de Oliveira, representando o Comando Metropolitano de Bombeiros; o 1º Tenente QOBM Peter da Silva Santos, Comandante do 18ºSGBM/Ind (Sidrolândia); o 2º Tenente QAOBM Claudio Medina, Subcomandante do 18ºSGBM/Ind; militares da guarnição de serviço do 18º SGBM/Ind; colaboradores do Frigorífico Balbinos e servidores da equipe do SAMU.

Cb image default