A nova composição do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 foi apresentada. ontem (14), na Prefeitura de Sidrolândia. Além da apresentação da coordenadora, enfermeira Viviane Famea Mitani, foram definidas as primeiras medidas a serem cumpridas.
A prefeita, Vanda Camilo, e o secretário Municipal de Saúde, Dr. Renato Couto, participaram do encontro. Na segunda-feira (11/01), ela assinou o Decreto Municipal que institui o Comitê para o ano de 2021, que sofreu renovação em parte de sua representação em relação ao ano passado.
Enquanto ocorria a reunião, era anunciado pela Secretaria de Estado de Saúde que o Município de Sidrolândia melhorou sua posição no Programa Prosseguir, deixando a Bandeira Vermelha (Grau Alto) para Bandeira Laranja (Grau Médio) de risco pela Covid-19.
Durante o encontro, foram deliberados os primeiros encaminhamentos, que devem ser seguidos no Município.
Sobre o retorno das aulas em 01/03/2021, ficou decidido que serão levantadas as demandas de biossegurança e decididas com a Secretaria Municipal de Educação, que ainda deverá indicar nomes para apoio da fiscalização na cidade, conforme o Decreto Estadual e Municipal vigentes.
Caberá ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, a fiscalização do cumprimento do Toque de Recolher, iniciado às 22 horas, até às 5 horas da madrugada. O carro de som voltará a alertar a população sobre o respeito à norma.
Em relação ao comércio, a Associação Empresarial de Sidrolândia (Aesidro) deverá informar os estabelecimentos sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras para os funcionários dos estabelecimentos, bem como a recomendação para os clientes, conforme artigo 38 do Decreto Municipal vigente. O Comitê se reunirá com a Aesidro para orientar empresários e colaboradores a respeito das novas medidas.
O novo Decreto Municipal que será publicado em breve, excluirá a obrigatoriedade (Artigo 19) para os grupos de risco, em relação às compras no comércio.
Também deixará de ser obrigatório o uso de máscara para caminhadas, devendo ser respeitado o distanciamento. E no Terminal Rodoviário, estará vetado o Artigo 31, que dispõe sobre o controle de embarque e desembarque.
No que diz respeito ao funcionamento dos templos religiosos, o Comitê se reunirá com os dirigentes e lideranças para transmitir as orientações sobre as novas decisões que serão tomadas quanto às celebrações e cultos presenciais.
Composição do Comitê
Secretaria Municipal de Saúde;
Procuradoria Geral do Município;
Comissão de Saúde da Câmara Municipal;
Secretaria de Assistência Social;
Conselho Municipal de Saúde;
Hospital Beneficente Elmíria Silvério Barbosa;
Vigilância Sanitária;
Assistência Farmacêutica;
Rede de Urgência e Emergência;
Vigilância Epidemiológica;
Laboratório de Saúde Pública Municipal;
Controle de Vetores e Endemia;
Médicos da Rede Municipal de Saúde;
Saúde Bucal;
Rede de Atenção Básica;
Rede de Média Complexidade Ambulatorial e Hospitalar;
Defesa Civil.