Buscar

Agentes pedem que população de Sidrolândia participe do censo demográfico

Cb image default

Está sendo realizado o Censo Demográfico 2022 em Sidrolândia e agentes relataram uma grande recusa da população em receber visitas para a realização do questionário.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o objetivo do Censo Demográfico é contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Também constitui a única fonte de referência sobre a situação de vida da população nos municípios e em seus recortes internos, como distritos, bairros e localidades, rurais ou urbanas, cujas realidades dependem de seus resultados para serem conhecidas e terem seus dados atualizados.

Em Sidrolândia, está tendo uma grande recusa da população em receber os agentes que realizam o questionário do Censo Demográfico, que acaba dificultando e prejudicando a atualização dos dados do munícipio.

Censo Indígena

Em Mato Grosso do Sul, o lançamento da coleta do censo indígena foi realizado na Aldeia Lagoinha, em Sidrolândia. No estado, foram identificadas 189 localidades indígenas, sendo 56 terras indígenas e 111 agrupamentos indígenas e 22 localidades com população indígena dispersa.

O questionário de abordagem é feito com a liderança indígena e contém perguntas sobre a aldeia, como infraestrutura, mobilidade, educação, saúde, hábitos e práticas da população. Além do questionário de abordagem, para essa população foram feitas adaptações nos formulários, como o conceito de moradia e perguntas sobre religião (incluindo os rituais e crenças).