Publicado em 29/11/2024 às 10:18,
A ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foi palco de uma discussão acalorada na última quarta-feira (27), quando os deputados estaduais Coronel David (PL) e Pedro Kemp (PT) divergiram sobre os bloqueios da MS-156 e do anel viário de Dourados, organizados por indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó. O protesto, que já dura 24 horas, tem como pauta a cobrança pelo restabelecimento do fornecimento de água às comunidades, mas a situação evoluiu para uma série de novas demandas dos indígenas que incluem o pedido de R$ 250 mil para obras estruturais.
Coronel David destacou que o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos está sendo gravemente violado pelos bloqueios. Segundo ele, a Polícia Militar foi acionada para cumprir a determinação de desbloqueio, após tentativas de negociação. O deputado enfatizou que o governo estadual atendeu prontamente à solicitação inicial dos indígenas, enviando caminhões-pipa para suprir a necessidade de água, mas criticou a escalada de exigências, que ele classificou como inaceitável.
“Esses bloqueios estão prejudicando cidadãos que não têm qualquer relação com o problema em questão. O fornecimento de água foi resolvido, mas agora os manifestantes estão condicionando o desbloqueio ao recebimento de um valor financeiro. Isso é inaceitável. A polícia vai agir dentro da lei para garantir a ordem e responsabilizar os envolvidos em atos de violência ou desordem”, afirmou Coronel David.
A fala do deputado gerou uma reação veemente de Pedro Kemp, que o acusou de minimizar a situação dos indígenas e defendeu que o protesto é legítimo diante das condições precárias enfrentadas nas aldeias. No entanto, o tom adotado por Kemp foi duramente criticado por Coronel David, que classificou o comportamento do parlamentar petista como “destemperado” e “desrespeitoso”.
“É lamentável que, nesta Casa, ao invés de buscarmos o diálogo, tenhamos que ouvir destemperos como os proferidos por um deputado petista, que não consegue defender seu ponto de vista sem partir para ataques pessoais. Subir nesta tribuna exige respeito e educação. É necessário honrar os votos de quem lhe foi confiado”, rebateu David.
Durante a sessão, o deputado fez uma defesa enfática da ação da Polícia Militar ao realizar o desbloqueio. Ele destacou o profissionalismo e a determinação dos agentes, reafirmando a importância de garantir a ordem pública e a segurança da população. Para o parlamentar, a atuação da PM foi determinante para assegurar o cumprimento da lei e preservar os direitos coletivos.
Coronel David reforçou a defesa da ordem pública e do respeito às leis, destacando que a crise não pode ser resolvida à custa do prejuízo à população.