Buscar

Robert sugere informatização para solucionar lentidão nos atendimentos de saúde

Cb image default
Divulgação

O vereador Robert Ziemann (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Maracaju, apresentou uma sugestão a Secretaria Municipal de Saúde para tentar contribuir com a melhoria no atendimento popular no âmbito dos serviços ofertados pela Secretaria.

Ele explicou que é uma solicitação antiga que já foi apresentada em outras oportunidades no Legislativo, inclusive em seus mandatos anteriores. “É um pedido que se refere à essa lentidão na marcação e liberação de resultado de exames”, afirmou.

Robert apresentou uma ferramenta moderna acoplada ao celular que centraliza todo processo de atendimento e agendamento de atendimento médico no sistema de saúde de qualquer município. Ele apontou como exemplo o instrumento usado no município de Ribeirão Preto, interior paulista por meio do qual os usuários do SUS têm toda as informações em um só lugar.

A intervenção do vereador sobre a questão se deu em virtude do grande desgaste que vem causando à população de Maracaju no simples ato de tentar agendar uma consulta médica, uma vez que tudo o que se refere à Saúde, como consultas, exames médicos, de imagens e fisioterápicos, radiografias, resultados de exame, enfim, tudo que antes era marcado no Posto Central, agora só é agendado no Centro de Assistência à Saúde Olímpio Vargas (CAS).

A centralização dos serviços num único local tem gerado filas que dobram quarteirões e os moradores têm reclamado muito da demora para serem atendidos. “O problema é que as vagas são poucas e somos instruídos a ir no primeiro dia do mês para garantir a vaga”, reclamou uma usuária dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O presidente do Legislativo acredita que a informatização dos serviços poderá ser o início da equação desse problema que se arrasta há anos no município.

Cb image default