Buscar

Projeto Segurança nas Escolas é tema de podcast na Câmara de Maracaju

Cb image default
O podcast contou com a presença de forças de segurança do município. (Foto: Reprodução)

O vereador Robert Ziemann realizou na última segunda-feira (04) um Podcast onde foram apresentadas várias temáticas dentro do Projeto de Lei nº015/2023 que trata de segurança nas escolas. Com a participação das forças de segurança locais como a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e também da secretaria de educação, o tema foi discutido e apresentado nas plataformas digitais.

O Projeto Segurança nas Escolas 015/2023 tem como alguns dos objetivos: promover a cultura da paz e dos direitos humanos no ambiente escolar; implementar a integração entre as instituições de segurança pública e as instituições educacionais no município; implementar ações preventivas para a redução da violência e da criminalidade no ambiente escolar e adjacências e implementar medidas de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, no âmbito escolar.

O Delegado Adjunto de Polícia Civil de Maracaju, Pedro Paiva, falou que este tema é muito importante e quanto Polícia civil a função é fechar o ciclo. “A polícia civil trabalha na questão do monitoramento nas redes sociais que fará a parte investigativa. É errôneo se pensar que a internet é terra de ninguém, nós temos como descobrir o autor, pois cada computador tem um IP, e as operadoras também dão suporte para que possamos chegar a este autor”, concluiu.

O Policial Militar, Penzo disse da sensibilidade do tema onde todos ficaram apreensivos quanto aos ataques a escolas no Brasil. “Nós atuamos em dois carros chefes na parte ostensiva através das “rondas” e na parte educacional com o “Proerd” prevenção das drogas e bullying, além das equipes de motos que vão até as escolas, conversam com os professores, diretores e alunos”, finalizou

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Medrado disse que atua há 20 anos no corpo de bombeiros. “O corpo de bombeiros atende mais na resposta quanto a questão do incêndio e pânico trabalhando na questão de evacuação e minimizar qualquer transtorno de forma organizada. Depois da situação da boate Kiss, tudo mudou no Brasil, você monitorar uma escola onde tem várias crianças ficou mais acessível para as forças de proteção”, enfatizou

Por fim o vereador Robert Ziemann agradeceu a presença de todos e disse da vulnerabilidade das crianças e jovens que sempre foi motivo de preocupação para os pais e gestores. “As medidas a serem adotadas segundo o projeto são a prevenção sobre qualquer tipo de violência isto através das parcerias com as instituições de segurança, poder executivo e poder legislativo”, finalizou.

Para acompanhar a live na íntegra, clique aqui.