Buscar

Prefeitura de Maracaju comemora a marca de 2 mil castrações do Castramóvel

Cb image default

O Castramóvel de Maracaju tornou-se referência no estado, seja pelo alto número de castrações de cães e gatos, seja pela boa gestão e constante aplicação de recursos públicos do município para sua manutenção e continuidade dos atendimentos.

Implantado na atual gestão, após anos na “gaveta”, Maracaju alcançou a expressiva marca de mais de 2.000 castrações na última terça-feira (07), tal resultado foi comemorado nas redes sociais do município, tratando-se de uma conquista importante no cuidado e bem-estar animal, tratando-se também de uma questão de saúde pública, já que o controle populacional, bem como, constante fiscalização dos animais, evita a chamada zoonoses, isto é, doenças que transmitem do animal para o ser humano.

Somente neste ano, foram castrados 288 cães e 803 gatos, totalizando 1.091 cirurgias realizadas, somando aos anos anteriores. Já no período de 14 de setembro de 2021 até 07 de novembro de 2023, foram 591 cães castrados, entre machos e fêmeas, além de 1.420 gatos, também entre machos e fêmeas, totalizando 2.011 animais castrados.

O sucesso do Castramóvel é compartilhado entre as Médicas Veterinárias Pamela Gerbaudo de Azevedo e Fernanda Kauling, atuantes diretamente no local e Suzele Siqueira, além dos parceiros Gustavo Veterinário, que tem aplicado recursos de emendas impositivas e do Deputado Estadual, Márcio Fernandes, criador do projeto e que também destina emendas parlamentares estaduais para a continuidade dos trabalhos do Castramóvel.

Importância da castração

São inúmeros motivos para a castração de cães e gatos, entre eles: aumento da longevidade, afinal quem não quer ficar com seu animalzinho de estimação por mais tempo!? Além disso, promove a redução da agressividade, reduz risco de tumores como o câncer, e também reduz a demarcação, a superpopulação, as fugas e a quantidade de animais em situação de rua e abandono.

Para mais informações, basta entrar em contato com (67) 98452-0004.