Buscar

Prefeito avalia projetos que atendem a agricultura familiar gerando desenvolvimento

Cb image default
Divulgação

O Prefeito Marcos Calderan, a convite do Secretário da Sedema (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Agadir Mossmann, se reuniu na tarde desta segunda-feira (12), para discutir o planejamento para o desenvolvimento econômico e ambiental de Maracaju.

Equipes da Sedema apresentaram todos os projetos técnicos que atendem a agricultura familiar, além das ações desenvolvidas pela secretaria na Coordenadoria de Política Ambiental, reestruturação da Unidade de Cadastro municipal do Incra e Departamento de Indústria e Comércio, bem como, o planejamento da pasta para os próximos anos.

“Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento produtivo local para o futuro. Dentro das ações já realizamos a reforma da infraestrutura da feira da agricultura familiar, restauramos o ônibus que faz o transporte destes alimentos, prestamos assistências e orientações técnicas aos produtores, firmamos parcerias com Sebrae e Funtrab, dentre outras coisas. Com uma equipe técnica adequada estamos desenvolvendo cada vez mais projetos e trabalhos, que favoreçam a economia local”, comentou Agadir Mossmann.

Dentre os projetos apresentados, também foi divulgado a reestruturação do Programa de Certificação de Qualidade dos Produtos Alimentícios Artesanais de Maracaju. “Este programa apoia os pequenos produtores de alimentos artesanais, oriundos da agricultura familiar. Com a legalização de seu produto quanto às questões sanitárias através de um selo, que certifica a qualidade dos mesmos. Com isso formalizamos estes produtos, e proporcionamos a abertura de novos pontos de comercialização, o que automaticamente gera mais renda para os agricultores”, explicou o Coordenador de equipes técnicas da Sedema, Rodrigo Olegário.

No local foi feita a degustação de alguns produtos da agricultura familiar. “Muito importante conhecer de perto todo o trabalho feito pela Sedema, uma pasta tão importante para o desenvolvimento local. Estamos nos organizando para desenvolver atividades que gerem emprego e renda para o município. Sabemos do potencial de Maracaju, por isso é tão importante investir em programas que impulsionem o nosso povo. O trabalho feito pela agricultura familiar é de uma qualidade incrível, aos poucos eles ganham mais espaço e tenho certeza que com os projetos que serão implantados, a categoria vai crescer ainda mais”, finalizou o Prefeito, Marcos Calderan.

Além da equipe técnica da Sedema, a Chefe de Gabinete do município, Cleusemar Wosniak, também participou do encontro.