Publicado em 10/08/2023 às 15:26,
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), lançou, na quarta-feira (09), a campanha “Seu silêncio pode matar você”, em Maracaju.
Maracaju é a segunda do Estado a divulgar para a população local a campanha que é inédita no País, pois conta com a atuação de quatro importantes núcleos do Ministério Público - da cidadania, do júri, da violência doméstica e o de apoio às vítimas, e tem como finalidade unir esforços entre o poder público e a sociedade civil, para construir uma relação de confiança entre a mulher e as inúmeras redes de apoio. Em julho, Sonora foi a primeira cidade a sediar o lançamento da campanha no interior.
O lançamento da campanha em Maracaju ganhou mais uma vez o reforço do ator e embaixador do movimento, Raul Gazolla, que foi convidado pela Coordenadoria da Mulher do município para a abertura da campanha “Agosto Lilás”. Ao lado da Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI), Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, uma das idealizadoras da campanha, o embaixador Raul Gazolla participou da inauguração do novo espaço, na sede da Polícia Militar do município que irá atender denunciados por violência doméstica. A iniciativa, chamada Restaurando Famílias, visa a reunir agressores e fazê-los passar por palestras e orientações, na tentativa de quebrar o ciclo da violência.
O evento foi prestigiado pelo Prefeito da cidade, Marcos Calderan; pela Primeira-Dama do Estado, Mônica Riedel; pela Subcomandante da PM, Coronel Neidy Centurião; pelo Promotor de Justiça da comarca Paulo Leonardo de Faria e pelas demais autoridades locais.
Apresentação da Campanha “Seu silêncio pode matar você”
Na câmara municipal, a Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani apresentou a palestra “O amor também tem limites”. Mulheres que fazem parte do projeto “Bairro feliz” ouviram atentamente a explanação da Promotora, que tocou em assuntos sensíveis que envolvem a violência doméstica.
Durante a cerimônia, Lívia explicou o que é o ciclo da violência e mostrou sobre a rede de apoio criada para acolher a mulher em situação de violência doméstica.
A Promotora apresentou toda a campanha e a importância de as instituições públicas de cada município do Estado aderirem à ação, pois esta é uma das formas de levar às mulheres e à sociedade informações que ajudem no combate à violência contra a mulher.
O embaixador da campanha, Raul Gazolla, agradeceu o convite da Coordenadoria e enalteceu o apoio dos poderes públicos para combater a violência e o feminicídio.