Buscar

Hospital recebe novo respirador e Prefeito confirma compra de mais 4 aparelhos

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

O Prefeito Marcos Calderan (PSDB) entregou na manhã desta quinta-feira (15) um novo ventilador respiratório de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para o Hospital Soriano Corrêa da Silva, e confirmou a compra de mais quatro aparelhos respiradores adquiridos no final do mês passado e que devem chegar em breve reforçando o quadro de equipamentos de saúde na luta contra a Covid-19.

O respirador (ou ventilador) mecânico hospitalar é uma máquina que ajuda na entrada e saída de ar dos pulmões. O aparelho pode ser usado em casos de insuficiência respiratória — distúrbio no qual a concentração de oxigênio, no sangue, fica baixa e o nível de dióxido de carbono (CO2) fica alto.

Basicamente, a função dessa máquina é ajudar no trabalho de respiração do indivíduo, quando seu próprio corpo falha em fazer a troca de gases respiratórios. O respirador mecânico hospitalar é usado em casos de insuficiência respiratória, comum em casos agravados da Covid-19.

Além do ventilador mecânico a entidade recebeu medicações do "Kit Entubação, com 50 ampolas de Atracurio Besilato e 180 ampolas de Midazolan. Tudo foi enviado através da Secretaria Estadual de Saúde.

“Esse aparelho vem para somar esforços no combate à Covid-19, fomos atendidos prontamente, na última visita do Secretário Estadual de Saúde a cidade, fizemos a solicitação e hoje podemos dar mais esta boa notícia à nossa comunidade. Sabemos da atual situação dos leitos de UTI nas unidades de referência aqui do nosso estado, com mais um respirador mecânico podemos ofertar melhorias no suporte aos pacientes em estado grave aqui dentro do município”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha.

No final do mês de março o Prefeito Marcos Calderan anunciou alguns investimentos à saúde de Maracaju, reforçando assim as ações de combate à Covid-19.

“Já foi autorizada a compra de quatro novos respiradores para Maracaju, devido à falta de insumos, os equipamentos podem demorar um pouco para chegar, o nosso objetivo é manter o serviço de saúde em bom funcionamento e neste caso a parceria com o Governo do Estado e o apoio direto do Governador Reinaldo Azambuja à Maracaju, tem mantido nossas atividades na saúde nesta pandemia dentro do limite aceitável, sem nada faltar", finalizou o Prefeito. (Com informações da Assessoria de Comunicação)