Buscar

Em Maracaju, escolas municipais iniciam aulas presenciais nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (02), mais de 1.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino iniciam às aulas presenciais. Estes alunos estavam desde março de 2020 estudando de forma remota, isso porque as aulas presenciais estavam suspensas, por conta da pandemia do Corona Vírus.

O calendário de retorno às aulas presenciais prevê uma volta gradativa, e seguirá as determinações do Programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), que limita a quantidade de alunos em cada sala de aula. Nesta primeira semana, Maracaju está na “Bandeira Vermelha”, o que permite 50% da capacidade de cada turma.

"Todos os protocolos de biossegurança estão sendo inseridos nas escolas desde fevereiro. A entrada dos alunos está sendo feita em 3 etapas, para não ter aglomeração. Estamos tomando todos os cuidados necessários, para voltarmos gradativamente. Hoje o retorno presencial está sendo feito em alternância, mas nossa expectativa é de que em breve possamos ter 100% dos alunos presentes na escola. Estas crianças sofreram muito longe da escola, foi um prejuízo pedagógico e emocional. Hoje é um dia de festa, um dia de realização para todos nós educadores”, disse a Secretária de Educação, Carolina Ferreira.

Todos os estudantes receberão um kit de material escolar, uniforme e máscaras faciais. “Esse kit escolar é para incentivar os alunos e também dar condições, para que eles tenham um ensino de qualidade. Isso é uma garantia de educação, um incentivo para o futuro destas crianças. As escolas estão bem equipadas com materiais de biossegurança, assim que os estudantes chegam é aferida a temperatura e as mãos são higienizadas com álcool em gel. Hoje é um grande dia, um momento muito esperado, se Deus quiser em breve teremos 100% dos alunos dentro da sala de aula”, afirmou o Prefeito, Marcos Calderan.

O Manoel de Franco, tem 8 anos e retornou à escola nesta segunda-feira. “Eu estava com muitas saudades da escola, saudades dos meus professores. Eu estudo no segundo ano, e é muito legal voltar para a escola. Eu gosto muito do lanchinho da merenda, que as tias fazem com muito carinho”, acrescentou o estudante.

O retorno está funcionando em sistema hibrido, cabe aos os pais ou responsáveis definirem se seus filhos retomarão os estudos presenciais, ou continuarão de forma remota. Os estudantes que continuarem estudando de forma remota, receberão atividades impressas para serem feitas em casa.

Todos os profissionais da educação já estão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, destes, cerca de 95% já foram vacinados com as duas doses.

A Primeira-Dama, Rosimeire Calderan, esteve junto ao Prefeito, recebendo os estudantes da Escola José Pereira da Rosa nesta manhã (02/08).