Buscar

Em Maracaju, Creas, Coordenadoria da Mulher e Agentes de Saúde firmam parceria

Cb image default
Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (08), em reunião realizada no plenário da Câmara Municipal, a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde definiu um trabalho inovador e pioneiro no estado, integrando as duas pastas e objetivando o apoio de Agentes Comunitários de Saúde e também de Endemias nas políticas públicas ligadas a Assistência Social do município.

A reunião que contou com o apoio e presença da Primeira-Dama Meire Calderan, levou as representantes da Coordenadoria da Mulher Jamaika do Carmo, Coordenadora do CREAS Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Projetos Mary Saad a divulgarem as ações e responsabilidades de cada setor, visando justamente informar e trazer os Agentes de Saúde e de Endemias a se tornarem cooperadores e divulgadores das ações de enfrentamento a violência doméstica, prevenção ao suicídio, segurança alimentar, dentre outras ações sociais.

Segundo o Secretário de Saúde Thiago Caminha, trata-se de uma ação importante e extremamente válida, afinal são os Agentes Comunitários que são as pessoas mais próximas das famílias, realizando visitas constantes a toda comunidade.

“Trata-se de uma equipe competente e dedicada, líder em bons resultados e são acima de tudo. coletores de dados que levantam informações cruciais para atendimento, podendo cooperar ainda mais com o município, mas principalmente informando as pessoas das ações que a Assistência Social realiza, proporcionando assim uma relação ainda mais próxima entre Poder Público e a população que é o que a gestão do Prefeito Marcos Calderan busca realizar.” Afirmou Thiago Caminha.

Para a Coordenadora da Mulher Jamaika do Carmo, o objetivo é integrar a Saúde a Assistência Social, fazendo com que os Agentes de Saúde e Endemias não se tornem “denunciadores”, até por essa não ser a função deles, mas se tornem “olhos mais atentos” para possíveis casos de violência doméstica e outros prejuízos de direitos.

“Apresentamos aos nossos Agentes, que a violência doméstica não é apenas a agressão em si, mas há também a crescente violência psicológica e patrimonial, afetando a mente e finanças das mulheres e idosos, precisamos combater esse mal e sabemos que os agentes podem se transformar em divulgadores de nossas ações ou até mesmo indica, devido a proximidade, quem está precisando de ajuda.” Explicou Jamaika.

Mary Saad informou que brevemente o FAC – Fundo de Apoio a Comunidade estará em funcionamento, tendo o objetivo de mobilizar e organizar ações na prática de trabalhos voluntários e incentivar o desenvolvimento de programas e projetos que usem à melhoria na qualidade de vida da comunidade. Este projeto, apadrinhado pela Primeira-Dama Meire Calderan, assim que funcionar, irá apoiar entidades e instituições, além de ações próprias no desenvolvimento de projetos filantrópicos.

Na ocasião, policiais militares que estão atuando no PROMUSE apresentaram seus eixos aos agentes, atuando especificamente em ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar; Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias e Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil, trata-se de um Programa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Maracaju.

Atualmente Maracaju conta com 95 Agentes de Saúde e Endemias trabalhando e atendendo a comunidade maracajuense em diferentes bairros da cidade.

A reunião contou com a presença da Primeira-Dama Meire Calderan, Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha, Coordenadora do CREAS Leiza Karen Barbosa, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo e colaboradores Agentes de Saúde e de Endemias.