Publicado em 18/10/2021 às 09:16,

Confirmado: UEMS divulga vestibular para o Curso de Agronomia em Maracaju

Redação - Noticidade,
Cb image default
Na imagem, alunos do Curso de Agronomia da UEMS de Aquidauana 

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) confirmou a realização do vestibular de Agronomia para o município de Maracaju.

A reportagem do Noticidade conversou com o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho que informou que serão a princípio 50 vagas para Agronomia em Maracaju.

A ocupação das vagas irá funcionar por ampla concorrência e reserva de vagas, sendo 20% para negros, 10% para indígenas e 10% para residentes em MS. As inscrições vão de 18 de outubro até 20 de dezembro para o vestibular 2022, oferecendo 1.191 vagas em 58 cursos. As provas estão previstas para 8 de janeiro.

Em Maracaju, o lançamento oficial do curso ocorre em evento no dia 19 de novembro.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre às 9h do dia 18 de outubro de 2021 e às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2021 (horário oficial de MS), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org, onde estarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os Editais do PSV-UEMS 2022.

O candidato deve pagar taxa de inscrição de R$ 90. O período de solicitação da isenção do pagamento, exclusivamente pela internet, será feito das 9h do dia 18 de outubro até 23h59 do dia 29 de outubro de 2021.

As provas serão realizadas nos municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. O candidato deve optar pela localidade na inscrição.

O gabarito final será divulgado no dia 18 de fevereiro, pelo site da Fapec e, a partir do dia 21 de fevereiro, a universidade divulgará a convocação para início das matrículas pelo site www.uems.br.

Estão sendo oferecidos vagas em 58 cursos instalados em 14 municípios de Mato Grosso do Sul. No Vestibular UEMS 2022, estão previstas vagas para quatro novos cursos: Jardim (Tecnologia em Logística), Nova Andradina (Sistemas de Informação), Maracaju (Agronomia) e Mundo Novo (Agronomia).

Cb image default
Mobilização de autoridades conseguiu fazer o curso se tornar realidade. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Em Maracaju, a instalação do curso de Agronomia atende um pedido do vereador Robert Ziemann que fez gestão com autoridades políticas estaduais e federais há mais de 4 anos e foi atendido. Para o vereador, hoje presidente do Poder Legislativo, essa é uma conquista de Maracaju, e de todos, sendo o município merecedor, especialmente pela sua natural vocação e pujança agrícola.

“Me recordo quando estive na Assembleia Legislativa, iniciamos o trabalho, quando o Laércio era ainda vice-reitor, esteve comigo, juntamente com outros vereadores e o nosso Secretário de Governo Frederico Felini viajando a São Paulo, buscando informações e condições para realizar este sonho. Temos que agradecer ao empenho do nosso Governador Reinaldo Azambuja e nosso Secretário de Governo Eduardo Riedel que ajudaram na viabilização do curso de Agronomia que, com certeza, atenderá e realizará o sonho de inúmeros jovens”, destacou Robert Ziemann.

Para o Prefeito Marcos Calderan foi motivo de honra poder participar e colaborar com este processo, visitando ainda durante a campanha no ano passado, o Reitor da UEMS em Dourados, fazendo também este compromisso com o Governador Reinaldo Azambuja, visando justamente dar sustentação para que o curso se tornasse realidade na cidade.

Para o Reitor da UEMS, Laércio é motivo de comemoração e orgulho ter um curso de excelência em um município que lidera o agronegócio de MS, mais do que justo.

“Neste momento temos que agradecer a todos os envolvidos como o Prefeito Marcos, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Professor Alex e sua equipe da Unidade da UEMS de Maracaju, bem como as 30 instituições que declararam apoio ao curso, ressaltando que um curso como esse não abre sozinho e por isso a somatória de esforços fez com que de fato o curso se tornasse realidade na cidade", finalizou ele.