Buscar

Com 90 casos confirmados, prefeitura alerta para combate a Chikungunya

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde está alertando que foram registrados 90 novos casos confirmados, durante este ano, da febre chikungunya”, uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.

Embora não haja tratamento específico para a Chikungunya, existem algumas medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas e a prevenir complicações como: Repouso: Descanse bastante para ajudar na recuperação e para reduzir a fadiga e a fraqueza causadas pela doença. Hidratação: Beba muitos líquidos, como água, sucos naturais ou água de coco, para prevenir a desidratação, especialmente se estiver com febre. Use repelentes aprovados para a pele e mantenha portas e janelas protegidas por telas.

Tratamento dos sintomas: Além de febre e dor nas articulações, a Chikungunha pode causar erupções na pele. Consulte um médico para orientações específicas de tratamento.

Conforme o Secretário de Saúde, Thiago Olegário Caminha, mais uma vez o objetivo é alertar a comunidade, especialmente, quanto a necessidade dos cuidados com o quintal, retirando recipientes que possam acumular água e se tornarem criadouros do mosquito transmissor, pedindo com que a população, aproveite o final de ano para este cuidado, já que trata-se de uma questão de saúde pública.

Atenção aos sinais de complicações: Se houver sintomas graves, como dificuldade respiratória, dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento nas gengivas, entre outros, procure atendimento médico imediato.

É fundamental seguir essas recomendações para aliviar os sintomas e evitar complicações associadas à febre Chikungunha. Em caso de dúvidas ou sintomas graves, sempre consulte um profissional de saúde para orientações específicas e tratamento adequado.

Prevenção

A prevenção da Chikungunya envolve principalmente medidas para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão da doença.

Eliminação de criadouros: O mosquito se reproduz em água parada, então é essencial eliminar ou evitar o acúmulo de água em recipientes, como pneus velhos, vasos de plantas, garrafas, recipientes plásticos, calhas entupidas, entre outros. Esvazie-os regularmente ou mantenha-os cobertos.

Limpeza e manutenção: Mantenha quintais e áreas ao redor da casa limpos, removendo recipientes que possam acumular água e se tornar criadouros do mosquito.

Cuidado com a água parada: Troque a água de vasos de plantas e bebedouros de animais regularmente, escove suas paredes para remover os ovos do mosquito. Mantenha piscinas limpas e tratadas adequadamente.

Acompanhamento médico: Em caso de sintomas como febre alta, dores musculares, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e outros sintomas associados à dengue, busque atendimento médico para diagnóstico e tratamento adequado.

A prevenção das arboviroses requer esforços contínuos para reduzir a população de mosquitos transmissores e evitar a propagação da doença. Agir de forma proativa, tanto ao nível individual quanto comunitário, é fundamental para controlar a disseminação destas doenças.