Na última segunda-feira (18), a soma de esforços do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do empenho da Ex-Ministra e Deputada Federal Tereza Cristina, bem como, deputados federais e senadores, além da contrapartida do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, proporcionaram a entrega de 363 (Trezentos e sessenta e três) maquinários e implementos agrícolas para os 79 (Setenta e nove) municípios do Mato Grosso do Sul.
A ação soma um investimento de R$ 31,281 milhões, e mais mil equipamentos ainda serão entregues ainda neste ano de 2022. Com esse investimento, o Estado terá entregue, até o fim do ano, 3,8 mil equipamentos em oito anos de gestão (2015-2022). O evento foi realizado no pátio do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer).
“Com esses equipamentos entregues hoje, vamos chegar perto de 3 mil e ainda tem mil que serão entregues ao longo de 2022. Tem mil equipamentos comprados que nós estamos esperando serem entregues porque as fábricas não estão dando conta. São caminhões, pás-carregadeiras, poclaines, retroescavadeiras, carretas, tratores e um monte de equipamentos”, disse Reinaldo Azambuja.
A Ex-Ministra e Deputada Federal Tereza Cristina destacou que Mapa e Mato Grosso do Sul não fazem uma diferenciação entre as agriculturas de precisão e familiar. “Nós temos uma política única para toda a agricultura do Estado”, disse.
Maracaju
Maracaju esteve devidamente representada no evento pelo Prefeito Marcos Calderan, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, recebendo os seguintes implementos agrícolas: 1 (uma) calcareadeira 3,5 toneladas e 1 (um) trator 85 Cv, ainda está previsto para entregar neste ano uma grade aradora intermédia de 14 discos.
“Quero agradecer a nossa eterna Ministra da Agricultura Tereza Cristina, bancada federal e ao Governador Reinaldo Azambuja, juntos somaram esforços para continuar investindo em todos os municípios, provando a vocação municipalista desta gestão, são equipamentos importantes que reforçarão as ações de agricultura familiar em nossa cidade e ficarão à disposição dos pequenos produtores, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente”, explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.
Além da grade aradora, ainda está programado para ser entregue ainda neste ano, oriundo do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), cerca de 3 milhões de reais em equipamentos para Maracaju.