Casos recentes em Maracaju, tanto de suicídio como de tentativa de suicídio trazem preocupação a comunidade e servem de alerta evidenciando que é necessário tomar medidas urgentes a fim de ajudar pessoas que possuem indícios da tentativa de suicídio.
Pensando nisso, o vereador Robert Ziemann (PSDB) abordou o tema durante sessão na Câmara Municipal nesta quarta-feira (07), e sugeriu que fosse intensificada a política de prevenção ao suicídio abordando o tema inclusive nas escolas.
No Brasil, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre jovens de 13 a 17 anos, o suicídio teve um aumento de 20% em apenas um ano. Aqui, a decisão de tirar a própria vida já é a quarta causa mais frequente de morte entre jovens. Entretanto, o governo federal estima que o número real de casos seja ainda maior devido à subnotificação dos registros.
“Temos que discutir esse assunto antes de acontecer novamente o ato, e levar até as nossas escolas, buscando uma alternativa de ajudar essas pessoas e dar a elas um acompanhamento com atendimento psicológico, se for necessário” – conclui Robert.
Nos últimos dias um jovem de apenas 14 anos se matou e uma mulher tentou suicídio em Maracaju.
Redação – Noticidade