O Sensei Roger Augusto Ziemann foi promovido para 4º Dan da faixa Preta pela CBJ (Confederação Brasileira de Judô). O evento foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande pela FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso Do Sul).
Roger ao lado de seu irmão Robert (vereador de 2º mandato) criaram o Projeto “Judô Para Todos” que já atendeu mais de 5 mil alunos em Maracaju e continua atendendo crianças, jovens e adultos.
A promoção de Roger é uma consagração de um grande trabalho ao longo de muitos anos, “estou muito feliz pela promoção, tenho que agradecer aos alunos, pais, minha família e em especial minha esposa, pois essa conquista é da Família Judô Para Todos, mostrando que o trabalho com credibilidade gera importantes frutos”, disse Roger.
Entenda - Em 1883, o Sensei Jigoro Kano fez sua primeira divisão em seus alunos, dividindo-os em Mudansha (não-graduado) e Yodansha (graduado). Os mudanshas tem sua graduação divididas em Kyus (nível de habilidade). Os yodanshas tem sua graduação dividida em Dans (grau). O sistema de faixa colorida para os diversos kyus foi criado posteriormente na Europa, e daí exportado para o restante do mundo e das artes marciais, pois inicialmente, no Japão, a faixa branca era utilizada por todos os níveis de kyus, sendo que algumas escolas utilizavam a faixa marrom para os kyus mais elevados, e a preta para os yodanshas.
Graduações (faixas)
No Brasil, as graduações do judô são feitas através das cores das faixas, que são amarradas no quimono (espécie de roupão usado pelos judocas). São elas (de menor nível para o maior): branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta - 1º Dan, preta - 2º Dan, Preta - 3º Dan, preta - 4º Dan, preta - 5º Dan, Vermelha e Branca - 6º Dan, vermelha e Branca - 7º Dan, vermelha e Branca - 8º Dan, vermelha - 9º Dan, Vermelha 10º Dan.
Federações e Confederações:
- As competições internacionais de judô são organizadas pela IJF (Federação Internacional de Judô).
- No Brasil, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) organiza os campeonatos nacionais.
Douglas Amaral – Noticidade