Publicado em 28/01/2018 às 21:50,

Secretário Estadual de Saúde diz que vai atender demandas de Sidrolândia

Redação,
Cb image default

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Coimbra, empossado no final do ano passado pelo governador Reinaldo Azambuja, fez a primeira visita para cumprir agenda de trabalho em Sidrolândia.

Na manhã do último sábado (27) acompanhado do deputado estadual Enelvo Felini, Carlos Coimbra depois de se reunir com autoridades e diretores no Hospital Beneficente “Elmíria Silvério Barbosa” – onde conheceu a estrutura, viu as obras de ampliação, e recebeu solicitações de empenho pela liberação de recursos já compromissados com a instituição – esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA – 24 Horas) “Vanessa Benites do Nascimento Nogueira”, a convite do vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes e do secretário Municipal de Saúde Nélio Saraiva Paim Filho “Nelinho”.

Os gestores municipais e a diretora da UPA, enfermeira Cleide Roque Machado, mostraram ao secretário de Estado de Saúde e ao deputado estadual todas as instalações da unidade de saúde. Acompanharam a visita também os vereadores Valdeci Carnevalle “Ganso” e Adilson Brito.

O secretário Nelinho fez duas solicitações em especial ao gestor da Saúde estadual. Preocupação da administração municipal é com a digitalização para os laudos do aparelho de Raio-X. E para que a ala de Urgência e Emergência funcione, é necessário que esteja asfaltado o prolongamento da Avenida Antero Lemes da Silva. A obra já está licitada, os trabalhos tiveram início pela empresa vencedora da licitação realizada pelo Governo do Estado, mas está morosa, sendo o único entrave, uma vez que está equipada e pronta para funcionar.

- Foi apresentada toda a estrutura da UPA, e a demanda da conclusão da obra do asfalto, e principalmente que a gente consiga colocar aqui a digitalização e os laudos do Raio-X. Tão logo a gente volte para Campo Grande já vamos solucionar todas essas demandas – se compromissou Carlos Coimbra.  

Representando o prefeito Marcelo Ascoli no ato, o vice-prefeito Wellison disse que é oportuna a visita do secretário Carlos Coimbra à UPA. – Importante um secretário de Estado vir aqui e ver as nossas condições, principalmente da Saúde. Hoje ele esteve no Hospital e na UPA que são os locais com maior demanda. Ele viu os problemas de perto que devem ser resolvidos e com certeza vai dar encaminhamento porque ele tem trabalhado com muita agilidade nesse pouco tempo à frente da Secretaria. É importante pra Sidrolândia a presença do secretário (Carlos Coimbra) – declarou Wellison.

O secretário Nelinho fez uma avaliação positiva sobre a presença da autoridade máxima do setor de Saúde do Estado. – Tivemos o prazer de recebe-lo, a gente tem as demandas tanto do Hospital quanto aqui na UPA. O asfalto pra gente inaugurar nossa Urgência e Emergência, o Raio-X pra digitalizar e confeccionar os laudos dos exames radiológicos. Foi uma visita muito salutar, e com a presença do deputado Enelvo que com certeza irá lutar pelas melhorias pra saúde do nosso município – disse Nelinho.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA

Visto como um grande desafio o funcionamento da UPA foi possível após a gestão atual da Prefeitura, em 2017, ter investido recursos próprios na adequação da estrutura física e organizar a mobília do prédio. O prefeito Marcelo Ascoli elencou como uma das prioridades da administração.

Desde que foi colocada em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento recebe elogios da maioria dos usuários. Os procedimentos são feitos normalmente, e é justamente a ampliação da rede de serviços que podem ser oferecidos pela UPA que a administração municipal busca, com a digitalização do Raio-X e a entrada em funcionamento da ala de Urgência e Emergência.

A enfermeira Cleide Roque Machado apresentou números que demonstram a importância da repartição para Sidrolândia. A UPA realiza aproximadamente 5.500 atendimentos por mês.

- A gente espera que com essa visita do secretário Carlos Coimbra essa situação (Raio-X) possa ser sanada o mais rápido possível, e nós cremos que será. Não está difícil. O mais difícil já foi feito que foi a inauguração do prédio e o atendimento à população – avaliou a enfermeira.

Mauro Silva – Assessoria de Comunicação