Buscar

Referência no Agronegócio, Maracaju completa hoje 94 anos de emancipação

Cb image default

Maracaju completa nesta segunda-feira (11), 94 anos de emancipação. Um dos municípios mais ricos do Estado de Mato Grosso do Sul, não só na economia, mas rico de um povo feliz, honesto, trabalhador e muito receptivo, Maracaju comemora com muita alegria a data especial neste dia 11 de junho.

A cidade que é conhecida nacionalmente e até internacionalmente como a capital da linguiça, com a maior festa gastronômica do Estado de Mato Grosso do Sul, é também a maior produtora de grãos do estado, a capital da tecnologia através da Fundação MS e se tornou referência no agronegócio do Estado.

Maracaju tem no campo seu maior potencial sendo a 5ª economia do Estado de MS e em seus 94 anos obteve sua administração voltada para o bem comum e tudo isso resultou na potência que Maracaju se tornou no Estado com um agronegócio forte, aliado ao empresariado e comércio pujante que cresce e se expande a cada dia.

A História - Vindo de Uberaba-MG, o Mascate João Pedro Fernandes, instalou-se em Mato Grosso na Região de Santa Rosa na região sudoeste do Estado, trouxera na bagagem uma pequena farmácia, além de vender remédios ele foi forçado pelas circunstâncias a tornar-se médico, atendendo em toda região, no período os médicos mais próximos estavam nos municípios de Nioaque e Campo Grande.

Em meados de 1923, passou a cogitar-se na região a mudança de João Pedro Fernandes para o povoado de Entre Rios (hoje Rio Brilhante). Os fazendeiros reuniram-se na Santa Rosa, onde decidiram fundar um patrimônio, onde construiriam uma casa e uma farmácia para João Fernandes, Ele acabou concordando, mas ao invés da construção de casa e farmácia, o então médico exigiu a construção de uma escola para as crianças da região, a escola foi intitulada “Associação Incentivadora de Instrução” nasce assim no dia 11 de junho de 1924 o “Distrito da Paz”. e quatro anos depois, Em 07 de julho de 1928 o distrito foi elevado a Município de Maracaju, que na língua Tupi-Guarani significa: “Papagaio Verde da Cabeça Amarela” , recebendo a transferência da Comarca de Nioaque.

Luiz Ribeiro – Noticidade