Publicado em 28/03/2018 às 17:13,

Projeto possibilitará emissão da Carteira Nacional a artesãos de Maracaju

Redação,

Artesãos dos municípios Maracaju, Coxim, Aquidauana, Porto Murtinho e Ribas do Rio Pardo, incluindo moradores de aldeias indígenas, terão a oportunidade de tirar ao longo do mês de abril a Carteira Nacional do Artesão e Trabalhador Manual.

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizará uma caravana da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais por cinco cidades. A meta é garantir a emissão do documento, um direito dos artistas que criam peças que retratam a nossa cultura e identidade.

Também está prevista a realização de uma oficina de iniciação em Maracaju, que visa a criação de peças artesanais utilizando a fibra de bananeira. Todas as atividades promovidas são gratuitas.

Os trabalhos da equipe começam em Coxim na segunda-feira (2). O atendimento acontece a partir das 9 horas na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, na Rua Antônio Albuquerque, 100.

No sábado (7), a partir das 9 horas, serão atendidos os moradores da Aldeia Lagoinha, em Aquidauana. Já no dia 14 de abril, também a partir das 9 horas, serão recebidos os indígenas da Aldeia Alves de Barros, de Porto Murtinho.

Em Ribas do Rio Pardo o atendimento acontece no dia 24 de abril, a partir das 8 horas, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na rua Dr. Hamilton Fontoura, 1557 Centro.

Já em Maracaju será realizada a Oficina de Artesanato em Fibra de Bananeira. A primeira reunião, que visa apresentar o curso aos artesãos e público interessado acontece no dia 11 de abril, às 9 horas, na Fundação de Cultura do município, que fica na avenida Mario Corrêa, 60 Centro. A oficina será aberta no dia 16 de abril e segue até o dia 27, no Sindicato Rural, na rua Waltrudes Ferreira Muzzi, 686 Egidio Ribeiro.

A carteira - Emitida pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), a Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional que oferece isenção de impostos em feiras ou vendas para outros Estados, descontos para compras em alguns estabelecimentos comerciais, possibilidade de comercialização em espaços públicos, como a Casa do Artesão e possibilidade de tirar nota fiscal na Agência Fazendária.

O documento é gratuito e emitido após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passa por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As prefeituras que tiverem interesse no atendimento devem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelos telefones (67) 3316-9107 / 9152 ou ainda pelo e-mail ([email protected]). (Com informações da Assessoria)

Rallph Barbosa – Noticidade