Publicado em 04/09/2018 às 13:43,

Projeto para utilização de energia fotovoltaica é deliberado em Maracaju

Redação,
Cb image default

O vereador Robert Ziemann esteve em uma reunião com o presidente do Sicredi, Emerson Perosa e o gerente de relações comerciais do SENAI, Luis Patrick de Andrade Soares para discutirem um projeto que visa incentivar empresas a investirem em energia fotovoltaica que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju, propõe uma troca de serviços gerando assim benefícios para todos. 

A ideia se baseia na questão de que, ao implantarem o sistema de energia fotovoltaica em sua empresa ou residência, a sobra dessa energia em Kilowatts (kW) mensal seja repassada à prefeitura e a mesma iria contribuir com benefício aos mesmos, sendo na redução do IPTU, ISS ou taxa de iluminação pública.

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Ficou acordado que haverá uma reunião com o corpo técnico ainda no início desse mês a fim de formalizarem um projeto para posteriormente ser apresentado ao prefeito de Maracaju e garantir o benefício à população.

“Maracaju se destaca por ser uma cidade empreendedora, onde vários empresários, seja no ramo comercial ou na agropecuária sempre buscam inovações, em reflexo deste conceito devemos criar políticas para buscar melhorias à toda população, a exemplo da energia fotovoltaica.” – conclui Robert Ziemann