Duas carretas com pelo menos 90 mil pacotes de cigarro contrabandeado do Paraguai foram apreendidas nesta quarta-feira (14) no município de Maracaju. A ação envolveu agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal), com apoio de um helicóptero.
Até agora um dos motoristas foi preso e o outro está sendo procurado no distrito de Vista Alegre, onde ocorreu a apreensão. A MS-164, que liga Ponta Porã a Vista Alegre e à BR-267, é a principal rota do cigarro paraguaio que passa por Mato Grosso do Sul com destino às grandes cidades brasileiras.
Segundo uma fonte policial, os policiais rodoviários federais faziam fiscalização itinerante na BR-267, no trevo de Vista Alegre, quando dois carros retornaram pela MS-164, possivelmente após os motoristas perceberem a presença da polícia na estrada. Os veículos eram usados pelos batedores da carga.
Foi solicitado o apoio do helicóptero e logo em seguida a equipe da aeronave localizou a carretas no perímetro urbano de Vista Alegre. Em cada carreta estavam 900 caixas, cada uma com 50 pacotes de cigarro.
Como cada pacote tem dez maços e cada maço vale em torno de R$ 4 no mercado informal varejista, o carregamento é avaliado em R$ 3,6 milhões.
O motorista detido foi encontrado andando a pé em Vista Alegre. Ele estava com a chave do caminhão no bolso. O outro abandonou o veículo e ainda não foi localizado. O preso e as carretas foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Luiz Ribeiro – Noticidade