Um pesquisa voltada aos fatores que causam obesidade em cidades do Brasil chegou ao estado nesta semana e incluiu Sidrolândia e Maracaju entre os municípios que serão estudados.
As escolhas da população entre alimentos leves ou mais gordurosos, prática de atividade física ou sedentarismo, são foco da pesquisa com o objetivo de identificar o perfil dos entrevistados e os cuidados para evitar a obesidade.
A iniciativa, realizada pela Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), é alusiva ao Dia da Saúde e Nutrição, celebrado em 31 de março, e será realizada em 16 municípios.
A pesquisa será desenvolvida por meio de profissionais da saúde, que iniciaram os questionamentos na última segunda-feira (26). Haverá avaliação de medidas de peso, altura e circunferência abdominal, hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. A finalidade é incentivar escolhas saudáveis.
Além de Sidrolândia e Maracaju, serão avaliados moradores de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Cassilândia, Jardim, Aquidauana, Chapadão do Sul, Rio Brilhante, Ponta Porã, Naviraí, São Gabriel do Oeste, Amambai e Costa Rica.
Sobrepeso – Na pesquisa realizada em 2017 foi constatado que, de 717 entrevistados, em 10 cidades do estado, a quantidade de sobrepesos foi de 66,52%.
Os entrevistados que apresentaram circunferência abdominal somaram 67,92%, em Campo Grande, Corumbá, Dourados, Sidrolândia, Três Lagoas, Cassilândia, Maracaju, Jardim, Aquidauana e Chapadão do Sul.
Rallph Barbosa – Noticidade