Publicado em 06/11/2017 às 07:19,
Em cinco dias de intensas fiscalizações, Operação Pré-piracema da PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu mais de meia tonelada de peixes capturados irregularmente e aplicou mais de R$ 800 mil em multas. Os trabalhos foram concluídos às 7 horas deste domingo (5).
De acordo com informações da PMA, a operação que teve início na manhã da última quarta-feira (1°) envolveu 342 policiais de 25 unidades de Mato Grosso do Sul. O total de multas aplicadas foi de R$ 884.650 e 605 kg de peixes irregulares foram apreendidos. Os pescado será analisado e doado para instituições de caridade.
Ao todo, 133 pessoas foram autuadas por crimes e infrações ambientais, número maior que as 88 autuadas em 2016. Das autuações, 78 por pesca ilegal, 38 foram presos por pesca predatória e 40 por falta de licença.
Além do combate à pesca irregular, foram fiscalizados crime de tráfico de animais silvestres, em especial o de papagaios, já que dezembro é o período de reprodução da ave, a mais traficada no Estado. Durante as fiscalizações uma pessoa foi presa com 34 filhotes de papagaios.
Também foram combatidos crimes como desmatamentos e carvoarias irregulares, transporte ilegal de produtos perigosos e todos os crimes contra a fauna e flora.
Midiamax